domingo, 28 de junho de 2009

Morte de Michael Jackson: “O sonho acabou!”


Artigo

Tudo começou assim:

Por volta das 19h30min, do dia 25 de junho de 2009, meu pai me chama no MSN e diz:

Pai: Viu o Michael?
Eu: Como assim?
Pai: Ele morreu!

Primeiro achei que fosse uma pegadinha, mais uma daquelas que meu pai costuma me fazer para eu dar uma “barrigada”- termo que utilizamos no jornalismo para pauta furada, não verdadeira. Depois entrei no Twitter e a dúvida era a mesma de todos os meus seguidores: Michael Jackson morreu? Ninguém sabia se era mais uma fofoca como outras, ou se realmente o que os sites americanos estavam noticiando era verídico.

Corri e liguei minha televisão, coloquei nos canais de notícia, e estava lá a CNN Espanhola falando sobre a “suposta” morte do “Rei do Pop”. Eu ainda não estava crente da informação, e fui atrás de fontes seguras, acessei os sites do New York Times, BBC de Londres, e o site oficial do artista (que estava fora do ar). E os minutos passando, e a angústia pela informação me tomavam.

Nada ainda de certo, de real, apenas especulações. Busquei vários sites noticiosos de famosos, quando me deparei com uma foto de Michael entubado sendo levado de sua mansão em Los Angeles para o hospital. Foi então que minha ficha caiu, e realmente, o cara que eu cresci ouvindo e imitando os passinhos engraçados havia morrido.

Postei a informação no Blog Jovem e Atual às 20h20min, quando o irmão de Michael, Jermaine Jackson, anunciou a morte do irmão mais novo, e lá foi a manchete: “Morre Michael Jackson de parada cardíaca em Los Angeles” (
clique aqui para ver a matéria). Existem notícias que para nós jornalistas são estranhas, e até mesmo para quem não é, noticiar fatos que achávamos que nunca iriam acontecer, como falar que um astro como ele morreria.

Imagino o que sentiram os fãs de Elvis, Lennon, Bob Marley, entre outras estrelas mundiais da música. Eles devem ter sentido o mesmo que hoje milhões de fãs de Jackson devem estar sentindo: Uma mistura de surreal com pânico. Como declarou Lennon no fim dos The Beatles: “O sonho acabou!”

Sou da geração anos 80. Da Madonna, da melissinha, da poilana, do punk, do A-ha, do chiclete ploc, do rosa pink, do Prince, do “
We are the World” (1985) , do pogo-boll, dos “Gremmylins”, dos “Gunnes”, e de Michael Jackson. Em minha casa sempre tivemos muito estimulado o gosto pela cultura e pela música. Sou neta e filha de músicos, logo, o que era bom para nossos ouvidos, era tocado em nossa casa.

E sempre ouvi músicas do Jackson Five, assisti os desenhos deles na antiga TV Manchete – nossa, como sou antiga (risos). Vi quando lançaram clipes históricos deste cantor que não apenas marcará uma geração, mas sim toda a história da música pop, dos paparazzi’s, da invasão de privacidade, dos escândalos e tudo que circunda as estrelas do pop.

E quem não enlouqueceria no lugar dele? Desde os seus cinco anos de idade ter a sua vida vigiada por milhares de fãs e revistas sensacionalistas, por 365 dias por ano. Sem poder fazer coisas “normais”, como ir no mercado, cinema, shopping, entre outras coisas que pessoas comuns conseguem fazer sem ter um rastro de fãs e fotógrafos atrás de você.

Diante disso, entra toda a paranóia psicologia, que tomou também a vida da cantora
Amy Winehouse, que está sucumbindo com o uso de drogas – como o crack misturadas com o álcool. E com o Michael não foi diferente. Doente, com sérias complicações de saúde se viciou em morfina para poder seguir seu caminho de rei. Fora outras confusões que todos estão cansado de saber.

Mas, para mim o que fica é ele dançando, cantando, fazendo boas ações, como com a música
Earth Song onde fala para o mundo sobre o que estamos fazendo com a Terra de uma maneira dura, mas muito inteligente. E ele era muito esperto, ativo, e inclinado para estar sempre à frente de sua época. Então, que enaltecemos o que ele fez de bom, e que possamos deixar de lado a vida particular de um astro que nunca teve paz em sua vida, quiçá ser feliz por completo.

Clique aqui e acompanhe as informações sobre a vida e morte de Michael Jackson.



Por,
Maíra Rabassa
Jornalista Diplomada
Foto: Michael Jackson em Billie Jean

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Cultura: Artista tubaronense é atração na Calçada das Artes amanhã

O artista popular tubaronense Zé Gyta é uma das atrações da edição de amanhã (27/6) do projeto "Calçada e Garagem das Artes", a partir das 10 horas, no número 693 da rua Lauro Muller, centro de Criciúma. Sua participação vai levar ao evento, que encerra o cronograma de atividades neste primeiro semestre, produções artísticas como quadros, bonecos e pequenas objetos relacionados ao folguedo do boi-de-mamão.

A programação desta edição também prevê a realização de varal literário e fotográfico, mostra de esculturas do acadêmico de Artes Visuais Rogério Maduré, além da participação de integrantes da Associação Friulana de Urussanga. Devem participar também professores da Unesc, alunos, artistas locais e pessoas da comunidade.

O projeto é coordenado pelo professor Edi Balod, tendo como objetivo valorizar, expor e divulgar as diversas formas da expressão artístico-cultural (artes plásticas, literatura, canto, música, etc.) em um espaço alternativo, com discussões, críticas e novas propostas culturais.


Fonte:
Assessoria de Imprensa (Zeca Virtuoso)

Mundo: Resultado de autópsia de Michael deverá sair em 8 semanas

O corpo de Michael Jackson, que morreu nesta quinta-feira (25) após sofrer uma parada cardíaca, foi submetido à autópsia na manhã desta sexta-feira (26). Segundo a CNN, antes do início do exame, o corpo do cantor passou por uma análise preliminar. Os exames não têm validade. Somente os testes toxicológicos determinarão a causa da morte. Segundo um porta voz do Instituto Médico Legal de Los Angeles, os resultados devem demorar de 6 a 8 semanas. A polícia de Los Angeles investiga o caso, mas aparentemente a hipótese de crime já foi descartada.

Fonte:
MSN Famosidades

Esporte: Criciúma contrata novo goleiro

A direção do Criciúma Esporte Clube assinou, nesta sexta-feira (26), a contratação do goleiro Cristiano Aparecido de Campos, 31 anos. Esse é mais um reforço para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. O atleta é natural de Jundiaí (SP), tem 1,85 de altura, e 89 quilos. Cristiano acumula passagens por: Louzano Paulista (SP), Atlético Paranaense (PR) onde foi campeão do estadual em 98, União Barbarense (SP), Sport (PE), Avaí (SC), Portuguesa Santista (SP), Figueirense (SC), Clube do Remo (PA), Gama (DF) e Rio Branco (SP), clube onde estava atuando e conseguiu o acesso para a primeira divisão do Campeonato Paulista. O goleiro será apresentado, na tarde desta sexta-feira (26), na sala de imprensa do estádio Heriberto Hülse às 14h30, e logo após segue para os treinamentos.


Fonte:
Assessoria de Imprensa (Michelle Veiga)

Música: Venda de discos de Michael Jackson no Reino Unido dispara


Michael Jackson em show na Califórnia, em 2002


A venda de discos de Michael Jackson disparou no Reino Unido após sua morte ontem à noite nos Estados Unidos e 14 de seus trabalhos estão hoje entre os 20 mais vendidos da loja pelo site Amazon.co.uk. O aumento das vendas foi notado especialmente porque nos últimos anos elas tinham diminuído, devido à falta de novos discos e por causa dos problemas pessoais do artista.

Após esse período de indiferença por parte do público, o interesse por sua obra tinha voltado a ser despertado após o anúncio de uma série de megaconcertos previstos para Londres.Hoje, a lista de sucessos da página britânica da Amazon era liderada pelo primeiro álbum solo de Michael, "Off the Wall", com canções como "Don't stop 'til you get enough" e "She's out of my life".

Em seguida estava "Bad", de 1987, e na terceira posição "Thriller", o álbum mais vendido da história da música. Seu álbum de estúdio mais recente, "Invincible", ocupava o nono lugar, e a coletânea "King of Pop" estava em oitavo.


Fonte:
Portal G1

Mundo: Polícia de LA já abre investigações sobre morte do "Rei do Pop"


Helicóptero do Departamento de Polícia de Los Angeles remove o corpo de Michael Jackson do hospital


O Departamento de Polícia de Los Angeles abriu uma investigação para esclarecer as circunstâncias que levaram à morte do cantor Michael Jackson nessa quinta-feira. As informações foram confirmadas pelo tenente Greg Strank. Segundo Strank, às 13h (locais) o "rei do pop" foi levado de casa - no luxuoso bairro de Bel-Air, em Los Angeles - até um hospital e morreu oficialmente às 14h30 locais (18h30 de Brasília). "Às 16 horas (locais), o Departamento de Roubos e Homicídios da Polícia de Los Angeles ficou responsável por se ocupar do caso", acrescentou.

O detetive não quis explicar como Michael foi encontrado, nem se havia elementos que levantassem suspeitas sobre um delito ou um suicídio por abuso de medicamentos. A hipótese de uma overdose de remédios não foi descartada, especialmente depois que o advogado da família e amigo pessoal do artista, Brian Oxman, disse que estava preocupado pelos medicamentos que o "rei do pop" consumia.


Confira alguns números da carreira de Michael Jackson clicando aqui!


Fonte:
Site Terra

Saúde: Novo caso de Gripe A confirmado em Criciúma

A vigilância epidemiológica de Criciúma informa que desde os primeiros casos de gripe A ocorridos no Brasil, já investigou seis suspeitos. Desses, dois confirmados por exame laboratorial para a Influenza A N1H1. Um deles foi de uma mulher de 40 anos e liberada ontem (24). Ela havia chegado da Argentina, local onde adquiriu a doença e estava sendo monitorada em casa.

O outro caso, conforme Joyce é de um jovem de 26 anos que havia ido para o Chile. O caso dele foi confirmado hoje (26). “O jovem e sua família estão sendo monitorados em casa pela equipe. Os trabalhos serão realizados até domingo”, ressaltou a gerente da vigilância epidemiológica Joyce Savi.

Ela explica que nesse período, um caso foi descartado clinicamente (não se enquadrando nos critérios de definição de caso suspeito), um negativo por exame laboratorial e dois continuam em monitoramento domiciliar aguardando resultado do exame. “Todos os casos mencionados acima, foram de pessoas que estiveram em viagem ao exterior, sendo assim, os casos positivos são considerados importados”, disse. A equipe da vigilância epidemiológica continua em alerta.


Fonte:
Site Rádio Criciúma

Música: Trajetória dos Beatles será lembrada pela banda The Beats


Fãs da banda The Beatles já podem agendar o dia 19 de julho para assistir ao show Únicos, do grupo The Beats, que será realizado no Teatro Elias Angeloni às 20 horas. Com 22 anos de estrada esses rapazes vão realizar um espetáculo cênico musical sobre os Beatles mostrando toda a musicalidade e história da carreira da banda.

Além de música e história, também haverá ambientação de cada ato do show, pois The Beats troca os instrumentos de acordo com a época correspondente e conta com um vestuário completo que os Beatles utilizaram entre os anos de 1962 e 1970. E para contextualizar as diferentes épocas que marcaram a trajetória, um vídeo será projetado em telões com narração de toda a história.

Os integrantes dessa banda argentina querem fazer com que o público perceba eles como se realmente fossem os Beatles. Os ingressos antecipados serão vendidos a partir de terça-feira na Farmácia Vitallis.

Mídia: Diploma dos jornalistas é discutido em Criciúma


A decisão do STF contrária à exigência de diploma universitário para o exercício do jornalismo pautou a assembleia regional do sindicato, realizada na noite desta quinta-feira (25) no auditório da Satc. O evento, que contou com a participação de alunos e jornalistas da Amrec, Amesc e Amurel, lotou o auditório da instituição. O fortalecimento da categoria foi um dos pontos mais debatidos entre o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Rubens Lunge, e os profissionais da comunicação da região Sul do Estado. Uma nova assembleia será realizada na próxima semana em Tubarão.


Fonte:
Site Engeplus (Ariadne Niero)

Mundo: Veículos de comunicação do mundo trazem especiais sobre Michael Jackson


A morte de Michael Jackson tomou as manchetes dos principais veículos de comunicação do mundo. Sites como da rede Al Jazira, do Oriente Médio, também mostra em sua capa a morte inesperada do "Rei do Pop", título esse dado pela amiga, a atriz Elizabeth Taylor.

Em menos de 15 miutos, o site da
MTV-Brasil já estava com um hotsite (foto acima) com toda a história do músico. Conforme o apresentador Cazé, do notícias MTV, os veículos digitais foram fundamentais para a divulgação da morte do cantor. "Eu, por exemplo, procurei primeiro saber sobre essa notícia no Twitter, para depois procurar sites que não fossem noticiosos", afirmou o apresentador.

Hoje o Globo Repórter - da Rede Globo - vai ter um especial sobre a vida e carreira do músico que começou a cantar aos 5 anos, quando o pai resolveu montar uma banda com os filhos, os famosos Jackson Five's. Outras emissoras de TV nacionais também estão organizando sua programação para acompanhar todos os detalhes sobre o caso de Michael.

O site da revista
Rolling Stones do Brasil mostra o comunicado oficial divulgado pelo UCLA Medical Center, de que Michael morreu às 14h26 (horário local), aparentemente em decorrência de uma parada cardíaca. No entanto, as causas do falecimento ainda são desconhecidas até que a autópsia seja realizada. Na chegada do cantor ao hospital, sem sinais de respiração e pulso, médicos tentaram ressuscitá-lo por mais de uma hora.

O editor Kinho, da Rolling Stones, afirma que agora a expectativa dos meios musicais, e dos próprios fãs, que esperavam ver Michael pela última vez ao vivo na O2, em Londres, é para as músicas inéditas que o artista vinha gravando para seu novo álbum, que até o próprio Jackson já afirmava ser o "último" de sua carreira.


Por,
Maíra Rabassa
Jornalista Diplomada
Registro SC 1886

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Mundo: Site divulga chegada de La Toya no hospital onde está o irmão Michael


O site ET obteve novas fotos exclusivas de La Toya Jackson ao chegar ao hospital, onde médicos de Los Angeles pronunciavam a morte do seu irmão mais novo Michael Jackson.

Mundo: Morte de Michael Jackson congestiona Twitter


A morte do astro pop Michael Jackson pode não ter sido oficialmente confirmada, mas o Twitter e outras redes de relacionamento já sofrem com isso. A busca por notícias ou pela confirmação da morte do astro acabou congestionando o Twitter. Vários usuários relataram lentidão ou mesmo impossibilidade de acessar o site.

Dos trending topics, ou tópicos mais usados, seis fazem referência ao astro pop. Entre eles Rip MJ. RIP é uma sigla em inglês para “descanse em paz”. Outras referências como Pop e cardiac arrest, ou parada cardíaca, também fazem parte da lista de tags mais usadas.

O Wikipédia também teve problemas. Os usuários relataram problemas para acessar o verbete referente a Michael Jackson. Às 19h52 de hoje, ele já continha a sua possível data de morte: 25 de junho de 2009.

Música: Família Presley lamenta morte do "Rei do Pop"


Priscilla Presley (foto acima) também encaminha nota oficial sobre a morte do seu ex-genro, Michael Jackson: "Estou em choque, eu sei como todos devem estar. Isso é uma perda trágica. Meus sinceros pêsames para a sua família neste momento muito difícil." A filha de Priscilla, Lisa Marie Presley, foi casada com Michael por 21 meses, entre 1994 a 1996.

Na época, a imprensa e tabloides afirmavam que o casamento foi de fachada, uma jogada de marketing dos dois astros. Logo depois da separação com o cantor, Lisa se casou com o ator Nicolas Cage, que durou pouco mais do que 108 dias.

Em entrevista à apresentadora americana Oprah Winfrey em março, Lisa Marie Presley (foto ao lado) aproveitou para desmentir que seu casamento com o astro pop Michael Jackson foi por questão publicitária. Confira parte da entrevista:

Oprah: Você disse que amava-o.
Lisa Marie: Sim.
Oprah: Você acha que ele te amava?
Lisa Marie: É difícil para mim responder essa pergunta. Eu não sei a resposta para isso, para ser sincera.
Oprah: Você acha que ele te amou o quanto podia?
Lisa Marie: Sim, o tanto que ele seria capaz de amar alguém.
Oprah: Você acha que ele te usou?
Lisa Marie: Esta cadeira está quente, isso eu te digo! Se eu acho que ele me usou? Todos os sinais apontam para isso sim. Eu não posso responder por ele.


Fonte:
IOL Diário e ET-On Line

Música: Novos ingressos para shows na O2 tinham sido lançados esta semana


O promotor dos concertos de Michael Jackson na O2 Arena, em Londres, havia lançado nesta quarta-feira (24) uma nova série de bilhetes para os espectáculos. Segundo a BBC News, a compra dos ingressos (algumas centenas por concerto) seria sorteada entre os utilizadores já registados no site oficial do cantor.

Em Março, os cerca de 750 mil bilhetes esgotaram rapidamente. Os 50 concertos "This Is It!" tería início a 13 de Julho de 2009 e terminaría em 6 de Março de 2010. No entanto, a promotora Allgood Entertainment processou o cantor e o seu agente em 24,4 milhões de dólares (17,3 milhões de euros).

A empresa norte-americana alega que os concertos na O2 Arena quebram um contrato assinado previamente, em que Michael Jackson se comprometia a não actuar ao vivo até Julho de 2010. O acordo previa um espectáculo de reunião dos Jackson Five juntamente com Janet Jackson.

Clique aqui e acompanhe os melhores clipes da carreira do cantor.

Música: Portal coloca a disposição maiores sucessos de Michael Jackson on line


Para ouvir as melhores músicas da carreira do maior cantor pop da história da música mundial, Michael Jackson, você pode clicar aqui. Sucessos como Beat It, Triller (foto), Bad, Billie Jean fazem parte da seleção feita pelo rádio do portal Uol.

Declarações de artistas internacionais sobre a morte do "Rei do Pop":

Demi Moore, atriz:
"Estou profundamente triste com a morte de Farrah Fawcett e Michael Jackson".

Lindsay Lohan, atriz:
"Mando meu amor e oração para Michael e sua família ... me sinto mal".

Ashton Kutcher, ator:
"Amor e luz para a família e amigos, mas especialmente para seus filhos. Eu faço um apelo para a imprensa para que respeite o anonimato de Michael Jackson".

Myley Cyrus, atriz e cantora:
"Michael Jackson foi minha inspiração".

Música: Polícia de Los Angeles vai investigar morte de Michael Jackson, diz jornal


As circunstâncias da morte de o cantor pop Michael Jackson vão ser investigadas pela Polícia de Los Angeles, segundo o jornal local "Los Angeles Times". A participação da polícia no caso se dá porque ainda não está claro o que causou a morte de Jackson. Detetives do departamento de roubo e homicídio abriram a investigação, mas deixaram claro que, até o momento, não há nenhuma evidência de crime no caso. Os detetives vão conversar com parentes e amigos , além dos médicos que vinham acompanhando o cantor, a fim de determinar a causa da morte.


Fonte:
Portal G1


Música: Em maio Michael descobre estar com câncer de pele


Em maio, às vésperas de estrear sua turnê de 50 shows em Londres, Michael Jackson descobriu que estava com câncer de pele. A estreia estava prevista para o dia 8 de julho. Muitos fãs estão neste momento a caminho do hospital onde Michael foi levado (foto acima), em Los Angeles, logo depois da parada cardíaca que resultou em sua morte.

Em nota oficial, um dos ex-produtores do cantor, Quincy Jones, afirmou: "É a morte de um irmão. Minha alma foi junto com a de Michael".
Site oficial do cantor está sendo atualizado neste momento. Para acessar clique aqui. Para acompanhar passo a passo de todas as notícias da morte do maior cantor pop do mundo, você poderá acessar o site do Terra, clicando aqui.

Mundo: Morre Farrah Fawcett, atriz de as `Panteras´, nos EUA


A atriz Farrah Fawcett, conhecida por seu papel na série "As Panteras", morreu na manhã desta quinta-feira (25), em um hospital de Los Angeles, na Califórnia, EUA. Fawcett, de 62 anos, perdeu sua luta de mais de dois anos contra um câncer retal. Sua enfermidade acabou virando o documentário "Farrah Story", que foi exibido recentemente na TV norte-americana. A atriz, que já foi casada com Lee Majors, que fez o Coronel Steve Austin, "O homem de 6 milhões de dólares", ficou famosa como uma das Panteras, na série de TV de 1976.

Mundo: Morre Michael Jackson de parada cardíaca em Los Angeles


Morre o cantor Michael Jackson nesta quinta-feira (25), aos 50 anos. As redes de televisão americanas CBS e ABC também estão noticiando a morte do cantor, assim como a versão online do jornal New York Times e da revista Variety. Citando fontes do corpo de bombeiros de Los Angeles, Jackson teria sofrido uma parada cardíaca em sua casa, de onde foi levado inconsciente para o hospital da UCLA (foto acima), por volta de 12h26min. Médico legista confirmou a morte do cantor agora à pouco para a CNN Americana. A autopsia do corpo será feita nesta sexta-feira (26).

A CNN Espanhola está com a programação ao vivo da casa do cantor, assim como na frente do hospital para onde Michael foi levado. Segundo o que a BBC conseguiu com uma fonte dos bombeiros ele foi levado vivo a caminho do hospital. As TVS americanas pararam as programações para dar ao vivo as imagens do centro médico. A MTV Brasil já está rodando vídeos do cantor.

Há alguns meses, o cantor havia anunciado um câncer de pele, que poderia causar transtornos durante o evento programado para ser realizado em Londres (Inglaterra) neste mês de julho, na O2. Porém, ele afirmou que faria os shows da mesma forma, que não iria cancelar.

Em instantes mais informações sobre a morte do cantor.

Tragédia: Vítima do voo da Air France é sepultada em Nova Veneza (SC)


Depois de mais de três semanas de angústia a família da funcionária Pública de Criciúma Deise Possamai pode sepultar o corpo da vítima do voo da Air France em Nova Veneza. Um dos primeiros a ser resgatada pela Força Aérea Brasileira e a ser liberada pelo IML do Recife o corpo de Deise Possamai chegou a base aérea de Florianópolis por volta das 12 horas. De lá partiu por terra até Rio Cedro Médio, no interior de Nova Veneza.

Uma multidão de conhecidos, familiares e amigos aguardava pelo corpo na entrada de igreja. Famíliares não escoderam a dor e a emoção com o retorno da jovem (foto ao lado), que partiu no início do mês com o sonho de estudar durante dois anos na Itália. Depois de uma celebração, Deise foi sepultada em um cemitério aos fundos da capela.

Divorciada e sem filhos ela era funcionária da Secretaria do Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Criciúma. Com licença para estudar dois anos na Europa ela partiu em busca de qualificação profissional. A inteção era ir direto para a Itália, mas mudou de idéia e buscou o voo da Air France. Com escala em Paris o voo tinha tarifa mais barata. Pouco tempo depois da decolagem o Air Buss caiu no Oceano e sepultou os sonhos da moradora do Sul de Santa Catarina.

Mais fotos pode acessar o site da Engeplus clicando aqui!


Fonte :
Içara News (Anderson de Jesus)
Engeplus (Ariadne Niero e Daniela Niero)

Economia: Lançado Projeto Prosperidade Sul Catarinense


Um grande movimento em torno da integração da região, para a implantação de iniciativas de desenvolvimento, foi deflagrado hoje pela manhã em Braço do Norte, com a realização do primeiro seminário de nivelamento do Projeto Prosperidade Sul Catarinense. A promoção é do Grupo RBS, Unesc e Unisul.

Participaram do evento a secretária de Programas Regionais do Ministério da Integração Regional, Márcia Sartori Damo, o secretário de Administração do Estado, José Nei Ascari, o reitor da Unesc, professor Antônio Milioli Filho, e o vice-reitor, Gildo Volpato, o vice-reitor da Unisul, Salésio Herdt, prefeitos e lideranças políticas e empresariais da região.

Durante o encontro foram apresentadas as origens e propósitos do projeto; os aspectos histórico-culturais da baixa integração sul catarinense e os critérios para seleção dos projetos estratégicos. Também foram proferidas palestras sobre "O que é o Sul de Santa Catarina", com o empresário Evilásio Volpato, e "Integração nacional: uma necessidade para o desenvolvimento", com a professora doutora Tânia Fischer, da Universidade Federal da Bahia, coordenadora do Centro Interdisciplinar de Gestão Social para o Desenvolvimento.

Cinco seminários
O projeto prevê a realização de mais quatro Seminários de Nivelamento, que abordarão a realidade regional e a importância da integração para o desenvolvimento. Também está prevista a seleção de projetos estratégicos para a integração sul-regional, que serão avalizados por um "Termo de Compromisso Pluripartidário e Multisetorial de Compromisso Público". Em agosto serão realizadas oficinas para detalhamento dos critérios de seleção.

Depois dos Seminários de Nivelamento – Araranguá (16 de julho), Laguna, Tubarão e Criciúma -, será promovido o Seminário de Consolidação, em 19 de novembro, em Gravatal, para sistematizar os projetos e ações prioritárias do Sul catarinense e implantar o Conselho Permanente de Prosperidade Sul Catarinense, que agregará representantes de toda a região.


Fonte:
Assessoria de Imprensa (Nádia Couto)

Educação: Representantes mirins do Demboski são eleitos no Projeto Mesa do Prefeito


Os representantes mirins dos cargos de prefeito, vice-prefeito, secretários de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Assistência Social e Esportes, do bairro Demboski, em Içara, foram eleitos na manhã desta quarta-feira (24). O prefeito Gentil da Luz visitou a Escola Municipal Ignácio João Monteiro e na terceira e quarta séries coordenou a eleição das crianças que serão empossadas no próximo sábado durante o encerramento do Projeto Mesa do Prefeito na comunidade. “A participação das crianças nas ações públicas deve ser incentivada desde cedo e nossa intenção é auxiliar nesse envolvimento, fazendo com que elas possam nos ajudar a elencar as dificuldades e dirimir os problemas”, destacou o prefeito Gentil da Luz.

Além da eleição dos representantes mirins, Gentil da Luz também acompanha as ações das Secretarias de Obras, Educação, Assistência Social e Saúde, que desde a última segunda-feira estão executando atividades no bairro Demboski para sanar as dificuldades imediatas e destacar as ações futuras na comunidade. O bairro Demboski está localizado próximo ao limite entre Criciúma e Içara e possui cerca de 1,5 mil moradores. A Escola Municipal João Ignácio Monteiro, com o ensino Fundamental de primeira a quarta série, possui aproximadamente 60 estudantes.


Fonte:
Assessoria de Imprensa (Alexandra Cavaler)

Web: Colaborador do Blog no Içara News


A poetisa e colaboradora do Blog Jovem e Atual, Carol De Lucca, agora também faz parte da equipe de colunistas do site Içara News. Ela irá falar sobre temas relacionados à sociedade içarense, como eventos, festas, aniversários, além de sempre transmitir mensagens positivas, o que é sua característica aqui também em nosso blog. Sucesso Carol!

Meio Ambiente: Uma ótima iniciativa!


As grandes redes de supermercado do Brasil assinaram um acordo e encaminharam para o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, aonde não irão mais comprar cortes de carne de gado que forem criados em áreas de desmatamento. Hoje no Brasil, boa parte da carne consumida vem de áreas onde produtores imprudentes derrubam árvores nativas para criar pasto para seu rebanho. As regiões que mais ocorre este fato são no Sudeste e Centro-Oeste. Desta maneira, ou estes produtores mudam o local de criação do seu gado, ou irão entrar em falência. A Onda Verde espera que esta mesma iniciativa seja adotada pelos grandes supermercados de Içara e região. Se cada um fizer sua parte poderemos estimular que novas gerações de produtores bovinos não cometam crimes contra o meio ambiente como ainda é comum no país.

Web: Uma nova forma de se fazer notícia digital


Na era das novas tecnologias e com a rapidez do mundo ir atrás de informações, os sites de notícias são os caminhos mais práticos para quem não encontra tempo para ler um jornal, uma revista. Claro que ainda é muito interessante manter o hábito da leitura dos veículos impressos, mas para facilitar a vida dos mais afoitos, os sites de notícia são considerados ferramentas fundamentais para que o homem moderno não fique atrás das coisas que acontecem no cotidiano.

E para isso, nada melhor do que ter um site de informações falando de sua cidade, mostrando tudo o que acontece no dia-a-dia de nosso município. É com este conceito de agilidade que o novo site de notícias Içara News entrou no ar desde a quarta-feira (10). Informações de todas as áreas: política, economia, geral, entretenimento, variedades, saúde, cinema, agregado a um grupo de colunistas capacitados em cada uma de suas áreas, o novo site tem a missão de estar sempre lado a lado de tudo o que acontece no município de Içara.

Com a coordenação da jornalista experiente, Paula Leitão, Içara News vai se tornar destino certo para os internautas. Parabéns a equipe por mais esta opção para a imprensa de nossa região e sucesso!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Festa: Criciúma "dominada" pelas casas de Sertanejo Universitário


Inaugura nessa quarta feira, dia 24 de junho, mais uma atração para o público adepto do sertanejo universitário. A dupla Neguinho e Emanuel, que está fazendo grande sucesso na região com o estilo musical, lança o "Boteko Neguinho & Emanuel", uma casa própria para apresentar sucessos próprios e de cantores nacionalmente conhecidos. O ambiente será todo caracterizado com um clima country e deverá abrir, inicialmente, apenas nas noites de quarta-feira. Quem quiser conhecer o local fica na Avenida Santos Dumont, em frente ao Restaurante Basilicata, próximo ao trevo do bairro São Luiz, sempre a partir das 21 horas. Na inauguração os ingressos serão limitados.


Por,
Paula Leitão
Jornalista Diplomada e Colaboradora do Blog
Fonte: Içara News

Festa: Arraial no Germano Riggo


Entrando no clima das festas juninas, o grupo Chocolate Sensual fará nesse domingo o Arraial do Chocolate, no Germano Rigo, onde acontece o Pagode do Chocolate. Além do Chocolate, estarão presentes como atrações a banda de pagode To de Boa, Sandro & Maykon (dupla de sertanejo universitário) e o Dj Seko. Ah, e mulheres tem acesso livre!


Por,
Bruna Soratto
Acadêmica e Colaboradora do Blog

Mulher: Universo feminino em destaque


“Os mistérios da mulher” e um trabalho sobre o universo feminino, valorizando a divindade que há dentro de cada mulher, refletindo para a sociedade o mistério, beleza e a totalidade da Deusa que existe em cada mulher. Essa é a proposta inovadora de Marta Fogaça, Silvia Eick e Sonia da Silva, que acontecerá nos dias 11 e 12 de julho em São Martinho. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (48) 3648 2851 ou (48) 9602 7877 ou via e-mail salcosmico13@yahoo.com.br


Por,
Bruna Soratto
Acadêmcia e Colaboradora do Blog

terça-feira, 23 de junho de 2009

Comida: Chef italiano irá ministrar curso de culinária na Unesc


O chef Mário Martinotti, da cidade italiana de Valle Di Cadore, estará ministrando curso de Cozinha Italiana na Unesc em julho. Durante as 15 horas do curso, os participantes terão aulas expositivas e práticas, onde cada aluno poderá manipular os alimentos e fazer as receitas. As principais receitas da Tradicional Cozinha Veneta, distribuídas entre entradas, sopas, carnes, molhos e verduras, serão ensinadas. As inscrições devem ser feitas no Setor de Prestação de Serviços da universidade, na sala oito, segundo piso, do bloco do Estudante. Mais informações, ligar para (48) 3431-2570 ou e-mail sps@unesc.net.

Turmas - O curso será ministrado no laboratório de Técnicas Dietéticas do curso de Nutrição, em anexo ao bloco S, no campus da universidade. Os participantes receberão apostilas, jaleco, alimentos e certificado. Serão oferecidas quatro turmas, com 25 alunos cada. Cada turma terá aulas num período específico. A primeira turma terá aulas das 8 às 13h nos dias 6 a 8 de julho. A segunda turma funcionará dias 9, 10 e 13, no horário das 18 às 23h. A terceira turma usará os dias 14 a 16, das 8 às 13h. A quarta turma, no horário das 18 às 23h, ocorrerá nos dias 20 a 22 de julho.

Parceiros - O curso de Cozinha Italiana é uma parceria entre a Unesc, Senac, Comitato Delle Associazioni Venete Per Lo Stato Di Santa Catarina e Assessorato Alle Politiche Dei Flussi Migratori, com apoio do Supermercados Giassi.


Fonte:
Assessoria de Imprensa (Janete Trichês)

Esporte: Itamar Schuller é o novo técnico do Criciúma

A diretoria do Criciúma Esporte Clube confirma a contratação do técnico Itamar Schuller, 42 anos, para assumir o comando do Tigre. Schulle é natural de Ituporanga (SC) e atualmente treinava o São José de Porto Alegre. O técnico acumula passagens por: Atlético Alto Vale, São Bento, Juventus, Figueirense, Metropolitano, São Carlos e Joinville, entre outra equipe. Junto com o novo comandante também foram contratados o auxiliar técnico Alex Oliveira e o preparador físico Carlos Alberto Bedin. A apresentação da nova comissão técnica acontece na tarde desta segunda-feira (22), às 17h30min na sala de imprensa do estádio Heriberto Hülse.


Fonte:
Assessoria de Imprensa (Michelle Veiga)

Poema: Já perdi um amor...


Já escondi um AMOR com medo de perdê-lo, já perdi um AMOR por escondê-lo.
Já segurei nas mãos de alguém por medo, já tive tanto medo, ao ponto de nem sentir minhas mãos.
Já expulsei pessoas que amava de minha vida, já me arrependi por isso.
Já passei noites chorando até pegar no sono, já fui dormir tão feliz, ao ponto de nem conseguir fechar os olhos.
Já acreditei em amores perfeitos, já descobri que eles não existem.
Já amei pessoas que me decepcionaram, já decepcionei pessoas que me amaram.
Já passei horas na frente do espelho tentando descobrir quem sou, já tive tanta certeza de mim, ao ponto de querer sumir.
Já menti e me arrependi depois, já falei a verdade e também me arrependi.
Já fingi não dar importância às pessoas que amava, para mais tarde chorar quieta em meu canto.
Já sorri chorando lágrimas de tristeza, já chorei de tanto rir.
Já acreditei em pessoas que não valiam a pena, já deixei de acreditar nas que realmente valiam.Já tive crises de riso quando não podia.
Já quebrei pratos, copos e vasos, de raiva.
Já senti muita falta de alguém, mas nunca lhe disse.
Já gritei quando deveria calar, já calei quando deveria gritar.Muitas vezes deixei de falar o que penso para agradar uns, outras vezes falei o que não pensava para magoar outros.
Já fingi ser o que não sou para agradar uns, já fingi ser o que não sou para desagradar outros.
Já contei piadas e mais piadas sem graça, apenas para ver um amigo feliz.
Já inventei histórias com final feliz para dar esperança a quem precisava.
Já sonhei demais, ao ponto de confundir com a realidade...
Já tive medo do escuro, hoje no escuro "me acho, me agacho, fico ali".
Já cai inúmeras vezes achando que não iria me reerguer, já me reergui inúmeras vezes achando que não cairia mais.Já liguei para quem não queria apenas para não ligar para quem realmente queria.
Já corri atrás de um carro, por ele levar embora, quem eu amava.
Já chamei pela mamãe no meio da noite fugindo de um pesadelo. Mas ela não apareceu e foi um pesadelo maior ainda.Já chamei pessoas próximas de "amigo" e descobri que não eram... Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração!
Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente!
Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE!
Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes.
Tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Você pode até me empurrar de um penhasco q eu vou dizer:

- E daí? EU ADORO VOAR!

Clarice Lispector


Por,
Carol De Lucca
Poetisa e Colaboradora do Blog

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Saúde: Secretaria de Saúde Içara confirma suspeitas de Gripe A


A gestora da Secretaria de Saúde de Içara, Mira Dagostin, esclareceu à imprensa que as suspeitas de Gripe A (H1N1), divulgada no Blog Jovem e Atual e repercutida no Içara News, foram descartadas. Segundo ela, seriam três casos de pacientes homens, dos quais um esteve no Paraguai recentemente.

Os suspeitos foram examinados e os sintomas não condizem com a suposta doença. Mas a gestora fez questão de adiantar que a Secretaria de Saúde de Içara está mobilizada, com as agentes de saúde e demais profissionais das unidades de saúde orientados a encaminhar as pessoas suspeitas de gripe A ao médico para avaliação. Leia mais sobre a matéria aqui.

Butantan produzirá 100 mil doses da vacina da gripe suína

A unidade especializada nos vírus da gripe do Instituto Butantan, em São Paulo, já está pronta para fabricar pelo menos 100 mil doses da vacina (foto) da gripe suína, quantidade determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Se o vírus continuar a se espalhar, a produção do instituto poderia chegar a 1 milhão de doses. Como os tipos dos vírus são conhecidos, o processo de fabricação da vacina é considerado simples. Mais sobre o assunto clique aqui.


Por,
Paula Leitão
Jornalista Diplomada e Colaboradora do Blog

Fonte:
Site Içara News e Site Uol

Mídia: Registro Profissional de Jornalista perde a validade, segundo presidente de STF


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes (foto), na última sexta-feira (19) que o registro profissional de jornalista no Ministério do Trabalho perdeu o sentido após decisão da Corte que acabou com a exigência de diploma para exercer a profissão. "O registro existente não terá nenhuma força jurídica", ressaltou.

Sobre o reflexo da decisão em concursos públicos com vaga para jornalistas, Mendes disse que questões pontuais serão debatidas posteriormente. O presidente do STF
descartou a possibilidade de uma nova regulamentação elaborada pelo Congresso Nacional como proposto pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Mendes reiterou que há possibilidade de outras profissões serem desregulamentadas, no entanto, não quis especificar quais são essa áreas.


Fonte:
Agência Brasil

Mídia: Depoimentos sobre o "fim do diploma" de jornalista


Abrem-se as cortinas para mais uma peça: Legalidade de um jornalista dentro da mídia

Me perdoem os profissionais de teatro. Essa é mais uma tragicomédia. Um país onde tudo é possível, não me espanta e nem surpreende que os juízes do Supremo, endossem, o absurdo, de permitir que uma categoria, que é vital, para a informação de cidadãos, seja aviltada, menosprezada, desconsiderada, desrespeitada, com uma decisão imbecil.

Viva a liberdade de expressão com qualidade e respeito a nossa língua. Se para colocar uma informação não é necessário uma qualificação, então, senhores juízes, livrem os práticos, todos os profissionais de saúde que se consideram aptos a exercerem sua profissão, sem ao menos saber ler e escrever, corretamente, para ver o que acontece.

Que liberdade é essa? Os profissionais do jornalismo foram consultados? Foram ouvidos? Parece que os Senhores colocaram uma mordaça, pois essa "bomba" fez mais estragos do que a bomba atômica sobre Hiroshima e Nagazaki.

Lamento profundamente, sou solidária a essa categoria, que fez de mim uma pessoa com clareza de pensamento e ensinou a respeitar os cidadãos que vivem nessa aldeia global. Sou uma professora de Artes, simples, humana, que sempre procurou mostrar aos que passaram por minhas mãos, que o mundo é belo, que sensibilidade é fundamental na vida de todo o ser humano.

De repente me deparo com uma notícia estapafúrdia. Fiquei "pequena" diante de tal fato. Meu desejo, é que se fosse possível, ser uma condutora, de sabedoria daqueles que "bateram martelo", nessa decisão. Mostraria que além de sensibilidade temos que respeitar e avaliar com esmero uma decisão.

Parabenizo, a jornalista, Maíra Rabassa, pela força ,luta e consciência de todos os assuntos que envolvem a classe dos jornalistas e a população deste Estado.


Por,
Dagilverle de Freitas
Professora – Passo de Torres-SC

Mídia: Depoimentos sobre o "fim do diploma" de jornalista

Tenho acompanhado o debate sobre o sepultamento da obrigatoriedade do diploma de graduação para a atividade profissional na área do jornalismo, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Primeiro quero me solidarizar com a categoria, pois são anos a fio de estudos, dedicação e investimento.

Pois, se existe curso superior, é porque em algum momento nasceu a necessidade de preparar com maior alcance técnico e aprofundamento às questões legais da atividade o profissional que irá exercê-la. Mas, nem tudo está perdido. Muito pelo contrário. Levando-se em consideração que a defesa é por uma atividade melhor preparada tecnicamente, que é o justo e coerente, e não por abertura de espaços no mercado de trabalho, o que seria uma afronta social, o curso de jornalismo continua gerando efeitos.

O que os diplomados defendem é que estão melhores preparados, não é isso? Então o mercado tem que fazer o que se define por “depuração natural”. É uma equação matemática: Profissional graduado e/ou pós-graduado = profissional melhor preparado = profissional empregado, em detrimento do profissional, em tese, não qualificado também por não ter se graduado.

Essa é condição inequívoca que comprova a produção de resultados e efeito do curso de jornalismo, ainda que seu diploma tenha perdido efeito. É o conceito da qualificação técnica que o curso permite a quem o faz. Permito-me invadir, agora, o mérito do curso de jornalismo e o faço com excelência de propriedade por tê-lo feito por quatro anos e em duas universidades: Unisul (Tubarão) e UCS (Caxias do Sul), sendo a última uma das referências no estado vizinho (RS).

Não conclui o curso por um acaso, dentre os quais as gritantes diferenças nas grades além de um efetivo envolvimento em viagens que passei a ter quando fui para o Rio Grande do Sul trabalhar com ‘jornalismo’ esportivo. Primeiro questionamento recai sobre o conceito de academia de ética. Não se constrói ética em banco escolar. Ética é o resultado da influência externa na natureza espiritual do indivíduo. É o acúmulo de conceitos e experiências influênciado sobre preceitos morais e de caráter humano.

Logo, afirmar que o jornalismo vai perder a ética, cuja argumentação tenho lido, por causa do fim da exigência do diploma é heresia e quase um desrespeito aos profissionais não diplomados. Então, a divisão é assim horizontal? Diplomado é sério e não diplomado vendido? Antes de orientar à desistência do curso com a alegação de que ele perdeu efeito, o que não ocorre conforme meu ponto de vista e argumentação já expostos acima, o pleito deve ser pelo aperfeiçoamento do curso e aqui vem o segundo questionamento.

Quem se forma hoje não pode entrevistar estrangeiros por ausência de cadeiras de línguas ou, então, vive recorrendo às assessorias jurídicas de seus veículos de comunicação pedindo orientação sobre como fazer essa ou aquela matéria por falta de, não apenas uma, mas algumas cadeiras de legislação da comunicação. O jornalismo não é uma arte. É uma profissão e realmente precisa ser regulamentada.

Toda atividade que hoje tem curso superior em sua área de abrangência precisa exigir o diploma como pré-requisito de registro. Isso é fato. Errou o STF. Se sua decisão fosse diferente e tivesse eu a disposição de continuar na atividade, o que ocorre, iria me sentir obrigado a retornar ao curso. Como caiu a obrigatoriedade, vou manter no curso de direito.

Mas, não podemos nos emocionar demais e tapar os olhos para as mazelas da atividade como a vinculação íntima de profissionais que exercem a atividade de assessores de imprensa e absorvem as causas de seus patrões, principalmente na política e nas questões sindicais, dentre outras. Muitas vezes, até, retornam às redações siamesamente e imperceptivelmente, até a eles próprios, ligados às causas anteriormente abraçadas.

Isso não é falta de ética? Vemos nossos diários impressos reféns de matérias comerciais em rotina considerável. Alguns deles, inclusive, confundem seus departamentos comercial e de jornalismo, com "merchan" em matérias cujas sequências costumam ser enquadradas como "matérias que mostram a força econômica da região", enquanto se sabe são mais um filão de mídia nos noticiosos. Isso é ética?

Observamos o comportamento de um e outro noticioso no caso Mina 101. Preciso concluir? E na política? A vendagem da publicação de pesquisas eleitorais, cujos resultados são abusivamente comentados por colegas formados, que conhecem a origem econômica de tal apanhado? E aquele patrocinador do noticioso que precisa ser preservado na notícia de polícia? O jornalista pediu demissão do emprego quando o patrão disse que era algo impublicável ou, pelo menos, minimizado por respeito ao juramento profissional?

Errou o STF em não ter mantido a exigência do diploma como pré-requisito de registro profissional. Claro que errou. Mas, ainda que tivesse mantido, assim como em outras atividades em que tal exigência existe, deveríamos manter constante controle e polícia mesmo sobre profissionais formados que têm no diploma apenas o início e não o fim.

Sou solidário aos colegas formados. O que fez o STF foi uma aberração. É anomalo. Mas, não nos emocionemos.


Por,
Charles Cargnin
Acadêmico de Direito
Apresentador da Rádio Difusora de Içara (SC)

Política: Juventude Progressista indica nomes para disputa da presidência estadual

A executiva da juventude progressista da micro regional composta pelos onze municípios da Amrec se reuniram da manhã deste sábado (20) no diretório municipal de Criciúma para definir os pré-candidatos a presidência de JPP Santa Catarina. Com pleito marcado para agosto em Florianópolis a JPP fechou acordo em três nomes. Foram apresentados Marcel Lodetti (Tuca) de Içara, Priscila Noveli de Siderópolis e Rangel Loch de Forquilinha.

Segundo Rodrigo Gonçalves, secretário Geral da JPP da Amrec, a juventude regional ocupa duas cadeiras na executiva estadual, mas os trabalhos para este ano é que a região Sul fique com a presidência. "A maior representação da região sul na execultiva estadual da juventude catarinense foi com a vice presidência, cargo esse ocupado por Dalvânia Cardoso, de Içara, há mais de 8 anos", completou Rodrigo. Os trabalhos iniciam esta semana com uma comissão para visitar as regiões em busca de apoio para a montagem da chapa.

domingo, 21 de junho de 2009

Meio Ambiente: E o inverno chegou!


E o sol veio brindar a chegada do inverno. Na madrugada deste domingo, 21, quando o frio marca a chegada da estação, as temperaturas estão amenas em todo país. Em especial na Região Sul, onde as temperaturas baixas são mais sigificativas, o dia de hoje apresentará variações de 10 a 22 graus, com excessão das regiões serranas, que devem apresentar temperaturas abaixo de 10º o dia todo. Uma característica específica da estação é esta noite ser a mais longa com o dia mais curto no hemisfério sul. É a estação das comidas mais quentes, das roupas mais grossas, e talvez seja a estação mais romântica do ano, pois as pessoas costumam se aproximar por conta do frio.

Variações de temperatura

A estação mais fria do ano começou às 2h45min deste domingo, mas a primeira onda de frio em Santa Catarina está prevista para quarta-feira. Gaúchos, catarinense e paranaenses irão enfrentar um inverno de termômetros instáveis que exigirá frequentes mudanças no vestuário. A nova estação será de grandes oscilações de temperaturas, com dias de muito frio intercalados por ondas de temperaturas mais amenas. Isso se deve a ausência, até o momento, de interferências como as provocadas por La Niña ou El Niño — o esfriamento ou aquecimento além do normal das águas do Oceano Pacífico, respectivamente.


Por,
Paula Leitão
Jornalista Diplomada e Colaboradora do Blog
Fonte: Içara News

Saúde: Dois casos suspeitos de Gripe A em Içara


O assunto Gripe A (H1N1) está mais perto do município de Içara do que muitas pessoas podem imaginar. Uma fonte de um dos postos de saúde da cidade revelou ao Blog Jovem e Atual, que duas pessoas do bairro Jardim Elizabete estão com sintomas do vírus que já matou mais de 130 pessoas em todo o mundo, e que já infectou mais de 34 mil. A Vigilância Epdemiológica da Secretaria Municipal de Saúde está monitorando os dois casos, porém não revelou para os órgãos de imprensa para não causar pânico na população.

Agentes de Saúde estão visitando todas as residências do bairro para certificar que são apenas estes dois casos, e orientando as pessoas a procurarem os postos de saúde para fazer consultas médicas para tirar as dúvidas quanto a doença. Por, coincidência ou não, muitas pessoas nestes últimos dias deram entrada no Pronto de Socorro do Hospital São Donato com sintomas de gripe: tosse, febre alta, dor no corpo, vômitos. Porém, ainda não se sabe se é apenas uma visorose que está circulando na região.

Saiba mais sobre a Gripe A

Contaminação: O processo de contaminação segundo os cientistas do Centro de Controle de Doenças dos EUA, em conclusão inicial acreditam que o vírus se espalha com facilidade entre suínos (porcos), sendo que o contágio entre pessoas não seria tão simples como os de uma gripe comum.

Sintomas: Os sintomas da Gripe Suína (H1N1) são muito parecidos com os da gripe comum como: febre, dores musculares, cansaço, tosse, diarréia e vômitos.

Imunização: Vacinas somente para os porcos para a prevenção de gripe, para as pessoas ainda não existe vacina. A vacina de gripe comum pode ajudar na prevenção de um outro tipo de vírus suíno o H3N2, porém não existe imunização contra o H1N1.

Organização Mundial de Saúde (OMS): Em uma escala que vai até 6 a OMS (Organização Mundial de Saúde) elevou o alerta do nível 3 para o nível 4 já encaminhando para uma possível nova medida pela proporção que está se espalhando o vírus e da enorme possibilidade de variações na mutação do vírus. Caso a OMS altere novamente o nível tudo indica que estamos caminhando para uma pandemia (epidemia mundial).


Por,
Maíra Rabassa
Jornalista Diplomada
Registro SC 1886

sábado, 20 de junho de 2009

Meio Ambiente: Zoologia da Unesc apresenta esqueleto de baleia à comunidade


O esqueleto de uma baleia-de-Bryde - a nova atração da Unidade de Zoologia do Muesc (Museu Universitário do Extremo Sul Catarinense) da Unesc, foi apresentado à comunidade, na noite desta quinta-feira. A visitação inaugural do novo exemplar da unidade marinha do museu foi aberta após uma solenidade, que contou com a presença do reitor Antônio Milioli Filho, do vice-reitor Gildo Volpato, de autoridades e representantes de entidades da região e pessoas da comunidade. O evento foi realizado no hall do bloco Administrativo do campus, nas imediações da instalação do acervo. Na oportunidade, a professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski foi homenageada pela instituição, dando seu nome à Unidade de Zoologia.

Saiba mais - As baleias-de-Bryde são comuns na costa Sudeste do Brasil, havendo vários registros de delas por toda a costa brasileira, do Sul ao Nordeste. O exemplar da Unesc foi conseguido há quatro anos, depois de ter encalhado na praia da Cigana, em Laguna, com o peso de 12 toneladas e 13 metros de cumprimento.

Os ossos do animal foram cuidadosamente preparados e montados, compondo um esqueleto de 1,4 tonelada de peso. Uma réplica em isopor esculpida pelo artista plástico criciumense João Batista Serafim vai ajudar o público visitante do museu a conhecer as características da baleia, que pode ultrapassar os 15 metros.


Fonte:
Assessoria de Imprensa (Zeca Virtuoso)

Esporte: Lateral do Criciúma é punido pelo STDJ

Por unanimidade, o lateral esquerdo Lima foi punido, na tarde desta sexta-feira (19), com dois jogos de suspensão pelo STDJ. O atleta foi expulso com cartão vermelho aos 25 minutos do segundo tempo na derrota do Tigre para o Caxias por 1 a 0, pela Série C. Segundo o relato do árbitro, o lateral, chutou a perna de um adversário no chão. A Procuradoria do STJD denunciou Lima por jogada violenta – artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Como cumpriu suspensão automática no jogo contra o Brasil em Pelotas (RS), na última rodada e também ficar de fora do jogo deste sábado (20) contra o Marcilio Dias no Heriberto Hülse.

Fonte:
Assessoria de Imprensa (Michelle Veiga)

Meio Ambiente: Piava Sul abre inscrições para quinta oficina

O projeto Piava Sul abriu inscrições para a quinta oficina de capacitação dos comitês gestores dos rios Araranguá e Urussanga, que será realizada no dia 30 deste mês, na Unesc. Os interessados poderão fazer sua inscrição pela Internet, no endereço www.unesc.net, acessando o link “Nossas Águas – Piava Sul”. A iniciativa, coordenada pela Universidade, por meio do curso de Geografia, tem como objetivo capacitar as duas microrregiões para a gestão dos recursos hídricos.

O tema da próxima oficina, de um total de 11, será “A disponibilidade de água superficial e subterrânea nas bacias dos rios Araranguá e Urussanga”. O grupo de trabalho do projeto responsável pela organização dos encontros realiza reunião, amanhã, para encaminhar os preparativos da próxima edição.

O Piava Sul é uma iniciativa do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do rio Itajaí, executado pela Fundação Agência da Água do Vale do Itajaí e patrocinado pela Petrobrás, por meio do Programa Petrobrás Ambiental.



Fonte:
Assessoria de Imprensa (Zeca Virtuoso)

Saúde: CVV Criciúma precisa de voluntários

Há cinco anos em Criciúma o posto do Centro de Valorização da Vida (CVV) está com inscrições abertas para interessados em fazer parte da equipe de voluntários. O Programa de Seleção de Voluntários (PSV) é constituído por um curso de 36 horas, dividido em quatro módulos, a ser realizado nos dias 04, 11, 18 e 25 de julho, a partir das 8h30min, no auditório São José, Centro. O curso permitirá aos novos voluntários entender a filosofia do CVV para ajudar na realização dos mais de 300 atendimentos que a instituição contabiliza por mês em Criciúma.

Para ser voluntário do CVV é preciso possuir 18 anos e ter disponibilidade de tempo de quatro horas e meia por semana para os plantões, além de ter sensibilidade e responsabilidade para aceitar e compreender o próximo. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3439-0222 ou por email criciuma@cvv.org.br.

Trabalho – O CVV é um programa de apoio emocional e combate ao suicídio. O Posto CVV de Criciúma está disponível, por telefone, 24 horas todos os dias, inclusive domingos e feriados, para prestar apoio emocional às pessoas que se sintam emocionalmente abaladas e necessitem alguém para conversar e desabafar. Também atende pessoalmente durante o dia, das 8 às 18 horas, na Rua João Pessoa 151, Edifício Irene Costa - sala 201 (em frente ao prédio da Receita Federal). O telefone é (48) 3439-0222 ou 141. O CVV tem a filosofia de preservar a identidade dos voluntários, por isso a utilização apenas do primeiro nome. Todos os atendimentos também são realizados com o mais alto sigilo.


Fonte
Assessoria de Imprensa (Tatiani Longo)

Meio Ambiente: Sala Verde promove mostra de curtas ambientais

A temática socioambiental entra em destaque a partir de segunda-feira (22/6), na Unesc, com a realização da 1ª Mostra de Curtas Metragens. Promovido pelo Centro de Educação Ambiental Sala Verde, o evento será realizado no auditório Ruy Hülse até quinta-feira (25/6), durante os Seminários Interdisciplinares do Curso de Ciências Biológicas, no horário das 19 horas às 19h30. A iniciativa é alavancada pelos ministérios de Meio Ambiente e da Cultura, integrando o Circuito Tela Verde. Seu objetivo é contribuir no trabalho de educação ambiental através da linguagem audiovisual, com uma mostra de filmes independentes, incluindo produções premiadas em festivais.


Fonte:
Assessoria de Imprensa (Zeca Virtuoso)

Diploma: Use a imagem em seu Blog!


Atenção amigos jornalistas, e outros amigos que estão ao nosso lado nesta luta, se puderem utilizar a imagem (acima) sem seus blogs ficaremos muito agradecidos, e por favor, se puderem nos mandar um print com o selo nos seus blogs vamos publicar em nossas colunas, em nosso orkut, e mandar para todo nosso mailing e assim mostrarmos que nem tudo está perdido! Se cada um começar a fazer sua parte, em breve teremos mais forças para encarar esta briga com todas as armas possíveis. Contamos com vocês!


Por,
Maíra Rabassa
Jornalista Diplomada
Registro SC 1886

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mídia: Sou jornalista e não desisto nunca!


Artigo

Muitas pessoas perguntaram-me hoje qual era minha opinião quanto à decisão imoral do Supremo Tribunal Federal quanto à legitimidade do diploma de jornalista. O que irei escrever aqui, meus amigos internautas, colegas de categoria, que me acompanham há 11 anos nesta carreira é um desabafo de quem já passou por muitas coisas para estar “viva”, isso mesmo, VIVA até hoje e ainda acreditando que é capaz de mudar opiniões e mostrar a verdade, doa a quem doer.


Confesso, que na noite desta quarta-feira (17), enquanto eu acompanhava os andamentos do processo no STF, onde oito nobres ministros julgaram a minha vida daqui para frente, sem ao menos perguntarem a minha opinião quanto a isso, senti uma certa gastura, um nó na garganta e uma imensa fraqueza na alma. Para que eu sirvo? Para onde vou? Por que denunciei e fiz minha parte como jornalista?

Neste tempo fui em vários veículos de comunicação, lutando para que nossa categoria fosse respeitada, sofrendo ameaças de donos de veículos – sim, recebi ligações, e-mails, e fui podada de trabalhar novamente em meios por onde passei e denunciei abusos contra meus colegas, quando fui diretora Executiva do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, na gestão 2006/2007.

Dei minha cara a tapa por colegas que não recebiam o piso da categoria. Fui no Ministério do Trabalho (sozinha) levar denúncias de assessorias de imprensa sendo ocupadas por marionetes políticas. Briguei com donos de jornais e os denunciei por não cumprirem a carga horária estabelecida em convenção coletiva da categoria. Fui chamada de maluca por alguns, e de “peituda”(corajosa) por outros.

Mas, no fundo, quem eu sou? Há mais de 60 anos, meu avô, Sérgio Félix Rabassa, que não era jornalista formado, pois não havia faculdades de comunicação naquela época, brigou com muitos donos de jornais, e assim como eu, sofreu retaliações por querer salários justos e qualificação dos profissionais que os veículos contratavam. E em conjunto com outros profissionais, foi fundador do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul. Na esperança que os futuros comunicadores tivessem garantias trabalhistas e dignidade para exercerem sua profissão sem medo de levar um tiro na cabeça.

Sim, meu avô era da época que jornalista andava com arma na cintura com medo de levar um tiro pelas costas de algum fazendeiro rico, ou de algum político corrupto que não aceitasse as denuncias por eles feitas. E vejo que uma realidade vivida há 60 anos pouco mudou nos dias de hoje. Ainda somos reféns de grupos obscuros que querem enfraquecer a opinião pública para poderem transformar os veículos de comunicação em uma verdadeira fábrica de fazer pão de queijo, ou então, de sopa de galinha. Haja vista que cozinheiro precisa de diploma!

Vergonha? Talvez, mas o que sinto é um vazio imenso por anos lutando por algo que acreditava ser o meio por onde eu pudesse alertar as pessoas menos esclarecidas, ou outras que não tivessem a chance de estar lado a lado com a notícia, e levar a eles os bastidores da informação e o quanto é complicado ser um bom jornalista em nosso País.

Lembro de denúncias graves que um dia fiz quando repórter do Jornal Tribuna do Dia, ou do Jornal da Manhã – Criciúma (SC) – onde a minha única garantia de verdade era uma fonte (pessoa) que passava os dados, sem se identificar já que tinha medo de sofrer retaliações, mas que confiava na minha ética em afirmar que: “Não se preocupe, nem diante de um juiz, um jornalista revela suas fontes. Isso está na Lei”.

Que Lei? Como vamos garantir que nossas fontes continuem abastecendo nossos celulares, E-mails, caixas de correios com informações que abrem a caixa de pandora de vários setores da sociedade se eles não terão mais a nossa garantia de que não iremos expor eles quando um juiz nos cobrar de onde buscamos a informação?

Países como Irã, Coréia do Norte, Cuba, entre outros, considerados comunistas, repressores, ou ditatoriais, possuem suas faculdades de jornalismo, e seus profissionais de comunicação são diplomados, justamente para garantir que o que falam, de seus governos, seja feita de forma correta. Diante disso, gostaria de saber a opinião de deputados, senadores, ministros e do presidente da República, que tanto precisaram de nós jornalistas para estar onde estão hoje quanto a este fato.

O Brasil hoje vive o maior retrocesso da história da humanidade quando o assunto é liberdade de imprensa, de expressão e qualificação profissional. Estamos soltos a uma anarquia imposta por oito ministros do STF que já mostraram possuir suas condutas duvidosas, como, por exemplo, soltar bandidos de colarinho branco, como Daniel Dantas.

Meus finais de semana nas redações, horas sem dormir, insônia, ligações anônimas para meus telefones, um ataque na rua a mando de “alguém”, e uma Síndrome do Pânico foram certamente em vão, pois nada mais sou do que alguém sem profissão!


Por,
Maíra Rabassa
Jornalista SC 1886
Ex-Diretora Executiva do Sindicato dos Jornalistas SC


Abaixo alguns opiniões de pessoas de vários setores da sociedade quanto a queda do diploma do jornalista e suas possíveis consequências no futuro.


Obrigatoriedade de um diploma!
“Esse lance de não exigir diploma é complicado. Eu até concordo que têm muitos profissionais que trabalham bem sem ter diploma, mas é sacanagem com que rala quatro anos numa faculdade. Eu sinto isso na pele, sou formado em turismo e minha profissão nem é regulamentada, portanto, qualquer um pode exercê-la livremente. Ainda bem que estou trabalhando na área, mas vejo colegas meus que estão migrando para outros setores pela falta de espaço no mercado. Acho que a não exigência de um diploma pode causar na redução do interesse pela busca de um curso superior, não apenas de Jornalismo ou Turismo, mas em qualquer área. É claro que sem vocação, talvez mesmo com o curso superior a pessoa não consiga ser bem sucedida, entretanto, penso que uma graduação não é apenas um conhecimento técnico, especifico, é mais do que isso é uma abertura da mente para muitas coisas importantes para a construção do nosso Ser.”
Cristiano Silva, profissional de Turismo (Uberaba-MG)

Repúdio a decisão
“Olha Maíra, repudiei essa decisão do supremo... Meus pêsames a você, e a todos que como você se mataram de estudar pra ter um diploma de jornalista”.
Jetra Scatena Benute, músico (São Paulo-SP)

Crime!
“Gostaram da aberração jurídica de um Supremo Tribunal completamente dissociado com o dia a dia de uma Nação? Se esses senhores se declaram incompetentes para julgar a devolução de um menininho americano de volta ao pai, com que direito divino se arvoram a aniquilar com a profissão de Jornalista? Nem na Ditadura Militar se viu uma ilegalidade tão criminosa como esta, e por maioria (8 a 1)! Agora se compreende as absolvições criminosas que temos presenciado ultimamente em sentenças expedidas por tão ‘egrégio’ tribunal, como a soltura de Daniel Dantas, entre outros patifes. Um crime que lesa a Pátria, e não apenas uma categoria. A história irá nos cobrar esse momento negro. Sinto-me envergonhado em ser brasileiro nestas horas! Estes patifes mancham a história do Brasil!”
Jorge Félix Rabassa, presidente do Grupo de Escoteiros de Içara (Içara-SC) – Meu pai.

Diploma JNL = Papel Higiênico
“Companheiros (as): Roupa preta ou uma faixa de luto no braço amanhã. Proteste!”
Emerson Teixeira, jornalista diplomado (Criciúma-SC)

Consciência limpa
“Eu teria vergonha de não ter feito Faculdade de Jornalismo e me dizer jornalista. O diploma vale muito, pelo menos valorizo muito o meu. Não garante meu emprego, mas me garante com a consciência limpa.”
Altair Maganin, jornalista diplomado (Criciúma-SC)

Absurdo!
“É um absurdo o que acabaram de aprovar, foi um atentado contra nós futuros jornalistas, e contra os jornalistas que já são formados... Simplesmente perdemos o direito ao DIPLOMA... Um ato de inconsciência, consentido por 8 dos 9 ministros do STF nesta quarta-feira... Retrocesso total. Não dá pra acreditar.”
Liana Fernandes, acadêmica 4ª fase – Jornalismo – SATC (Criciúma-SC)

Exigência do Diploma
"É preciso esclarecer que o que acabou foi a exigência do diploma, mas não a validade. Isso quer dizer que jornalistas formados sempre terão mais destaque no mercado. Portanto, não podemos desanimar. Bola pra frente!”
Khaled Salama, jornalista diplomado (Araranguá-SC)

Direitos
“Ninguém pode tirar o conhecimento de um jornalista, mas é importante ressaltar a importância de não perder novos direitos”.
Alexandre Aquino, produtor de vídeos (Nova Veneza, Caravaggio – SC)

Liberdade de expressão?
“Caiu a regulamentação do diploma para os jornalistas... De acordo com a juíza, “feria a liberdade de expressão, pois todos têm direito à ela”. Bom, eu sempre tive habilidade para descobrir quando estão tentando me enganar, tenho boa oratória e sei defender-me muito bem. Acho que vou ser advogada nas horas vagas! Afirmação ridícula essa minha né? Pior ainda foi a decisão da juíza. Do que adianta jovens como eu, trabalhando, frequentando uma faculdade, surtando com os trabalhos, professores, para quê? Se nem temos um diploma, uma garantia de que nossos direitos serão respeitados. A profissão de jornalista sempre foi prostituída, confundida com a de atores, exposta a um falso glamour, ideologias que não condizem com as tarefas cotidianas.”
Bruna Borsatto Soratto, acadêmica 3ª fase – Jornalismo SATC (Criciúma-SC)

Vamos trabalhar!
“É incontestável o quanto o diploma enriquece o profissional e toda a categoria. Vamos trabalhar. Assim mostramos quem são melhores jornalistas”.
Fabíola Goulart, jornalista diplomada (Criciúma-SC)

Alguém corrija a Wikipedia!
“A decisão dos ‘nossos amigos’ do STF causou furor entre os diplomados e graduandos em comunicação por todo o país. E não é para menos. Muitos de nós passamos (correção: perderam) alguns anos sentados em uma cadeira universitária para entender os meandros da profissão, estudar conceitos, conhecer as técnicas antes de sair por aí com um gravador ou um bloco em mãos. Pois bem, mas não foi tudo jogado fora. Fizemos amigos, criamos alianças, conhecemos o parceiro para o resto de nossas vidas. E também aprendemos Jornalismo. Sem necessidade, segundo o STF, mas aprendemos. E esta mesma decisão causou ainda um grande problema na Wikipedia, a maior enciclopédia virtual do planeta. Acompanhe o texto sobre a palavra JORNALISMO: Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também se define o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação. Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websites, weblogs, assessorias de imprensa, entre muitos outros. Tal como a atividade de cozinheiro, palhaço ou costureira, o jornalismo é uma profissão séria no Brasil. Identificou o erro?”
Thiago Antunes, jornalista/fotojornalista diplomado (Tubarão-SC)

Na contramão dos avanços
“Os ministros vão na contramão dos avanços conquistados nos últimos anos, onde incluia-se a exigência de uma qualificação para exercer profissão regulamentada de Jornalista. Uma pena! Concluí o
curso de Jornalismo na Unisul de Tubarão no final de 2008 e não me arrependo por ter feito a graduação. Escrever qualquer um escreve. Que diga os nossos Blogs do dia a dia e Twitters da vida. Porém, ter a responsabilidade sobre aquilo que é dito e a consciência do que é publicado, a partir do momento em que se trabalha num veículo de comunicação que abrange a grande população, o banco acadêmico para o Jornalismo é fundamental.”
Felipe Casagrande, jornalista diplomado (Criciúma-SC)

Amo minha profissão!
“Essa é a minha profissão, que amo desde os meus 14 anos. Deixei o valor de um apartamento para os donos da universidade. Trabalhei em dois empregos ao mesmo tempo pra poder pagá-la. Sacrifiquei horas de sono pelo TCC e chorei na minha formatura e quando peguei meu diploma e meu registro profissional. Briguei pelos meus direitos, sofri vendo amigos discriminados, mesmo eles tendo diploma. E tudo isso pra saber agora, que todo meu sacrifício nesses oito anos de profissão foi derrubado por um bando de gente que só tem o interesse em baratear os custos de suas redações já que infelizmente a politicagem é dona da maior parte dos órgãos de comunicação dentro dos seus estados. Dessa vez choro de tristeza, de agonia e de raiva, por não saber o que fazer do meu amanhã. Esse infelizmente é o meu ridículo País. A ARTE DE SER JORNALISTA é para poucos. Eu tenho certeza disso. Ação Coletiva contra o governo Já... Já que pra eles a faculdade não forma o jornalista, e sim cozinheiros, quero o meu dinheiro de volta.”
Michelle Veiga, jornalista diplomada (natural de Santos-SP, mas radicada em Criciúma-SC)

E quem poderá sonhar a partir de agora?
"Quando eu era criança eu tinha um sonho. O sonho de ser uma jornalista. E para isso, era necessário estudar, fazer uma faculdade, conquistar um diploma. Para realizar este sonho, foram muitos obstáculos vencidos. Horas numa BR-101 não duplicada, correndo risco de morte e ainda pagando caro por isso. O meu esforço em realizar este sonho não tem preço e o orgulho de ter o diploma não valeria de nada se não tivesse aprendido, nos bancos da faculdade, a ética e responsabilidade necessárias para levar a informação com credibilidade ao leitor que estará ávido pela informação. O talento de saber escrever é o mínimo. Nem todo mundo que escreve uma redação para vestibular e tira 10, ou quem escreve artigos, um livro, ou sabe falar bem e tem desenvoltura em frente às câmeras ou aos microfones será um bom jornalista. Jornalismo é apurar, juntar fatos, versões, correr atrás dos acontecimentos. Como categoria, perdemos nossa dignidade. Como pessoa, vi transformado em pó tudo aquilo que almejei. Espero que os olhos da sociedade se abram e que esse momento, apesar de lamentável, um verdadeiro retrocesso, seja um primeiro passo para alguma mudança positiva."
Patrícia Nonnenmacher – Jornalista diplomada (Criciúma - SC)


Matéria atualizada às 18h19min (18-06-2009)


Mande sua opinião para os emails:
maira@mairarabassa.com.br, mairarabassa@gmail.com, mairarabassa@hotmail.com ou então deixe seu comentário em nossa caixa de comentários aqui neste post. A LIBERDADE DE IMPRENSA AGRADECE SUA OPINIÃO!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails