Um grande movimento em torno da integração da região, para a implantação de iniciativas de desenvolvimento, foi deflagrado hoje pela manhã em Braço do Norte, com a realização do primeiro seminário de nivelamento do Projeto Prosperidade Sul Catarinense. A promoção é do Grupo RBS, Unesc e Unisul.
Participaram do evento a secretária de Programas Regionais do Ministério da Integração Regional, Márcia Sartori Damo, o secretário de Administração do Estado, José Nei Ascari, o reitor da Unesc, professor Antônio Milioli Filho, e o vice-reitor, Gildo Volpato, o vice-reitor da Unisul, Salésio Herdt, prefeitos e lideranças políticas e empresariais da região.
Durante o encontro foram apresentadas as origens e propósitos do projeto; os aspectos histórico-culturais da baixa integração sul catarinense e os critérios para seleção dos projetos estratégicos. Também foram proferidas palestras sobre "O que é o Sul de Santa Catarina", com o empresário Evilásio Volpato, e "Integração nacional: uma necessidade para o desenvolvimento", com a professora doutora Tânia Fischer, da Universidade Federal da Bahia, coordenadora do Centro Interdisciplinar de Gestão Social para o Desenvolvimento.
Cinco seminários
O projeto prevê a realização de mais quatro Seminários de Nivelamento, que abordarão a realidade regional e a importância da integração para o desenvolvimento. Também está prevista a seleção de projetos estratégicos para a integração sul-regional, que serão avalizados por um "Termo de Compromisso Pluripartidário e Multisetorial de Compromisso Público". Em agosto serão realizadas oficinas para detalhamento dos critérios de seleção.
Depois dos Seminários de Nivelamento – Araranguá (16 de julho), Laguna, Tubarão e Criciúma -, será promovido o Seminário de Consolidação, em 19 de novembro, em Gravatal, para sistematizar os projetos e ações prioritárias do Sul catarinense e implantar o Conselho Permanente de Prosperidade Sul Catarinense, que agregará representantes de toda a região.
Fonte:
Assessoria de Imprensa (Nádia Couto)
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Economia: Lançado Projeto Prosperidade Sul Catarinense
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário