sábado, 20 de junho de 2009

Meio Ambiente: Zoologia da Unesc apresenta esqueleto de baleia à comunidade


O esqueleto de uma baleia-de-Bryde - a nova atração da Unidade de Zoologia do Muesc (Museu Universitário do Extremo Sul Catarinense) da Unesc, foi apresentado à comunidade, na noite desta quinta-feira. A visitação inaugural do novo exemplar da unidade marinha do museu foi aberta após uma solenidade, que contou com a presença do reitor Antônio Milioli Filho, do vice-reitor Gildo Volpato, de autoridades e representantes de entidades da região e pessoas da comunidade. O evento foi realizado no hall do bloco Administrativo do campus, nas imediações da instalação do acervo. Na oportunidade, a professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski foi homenageada pela instituição, dando seu nome à Unidade de Zoologia.

Saiba mais - As baleias-de-Bryde são comuns na costa Sudeste do Brasil, havendo vários registros de delas por toda a costa brasileira, do Sul ao Nordeste. O exemplar da Unesc foi conseguido há quatro anos, depois de ter encalhado na praia da Cigana, em Laguna, com o peso de 12 toneladas e 13 metros de cumprimento.

Os ossos do animal foram cuidadosamente preparados e montados, compondo um esqueleto de 1,4 tonelada de peso. Uma réplica em isopor esculpida pelo artista plástico criciumense João Batista Serafim vai ajudar o público visitante do museu a conhecer as características da baleia, que pode ultrapassar os 15 metros.


Fonte:
Assessoria de Imprensa (Zeca Virtuoso)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails