segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Educação: "Guia Imprensa" aponta Faculdade de Jornalismo da Unisul (Tubarão) como uma das melhores do Sul do Brasil

O "Guia IMPRENSA - As melhores faculdades de jornalismo do Brasil" do mês de outubro, terá como destaque os melhores cursos de jornalismo do país, e nessa seleção a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) ficou em oitavo lugar no ranking da região (que engloba os estados do Paraná e Rio Grande do Sul).

Os critérios de avaliação foram a titulação e experiência profissional dos professores, a infra-estrutura e as aulas laboratoriais, projeto pedagógico e o mercado de trabalho, onde cada editor das regiões indicaram as faculdades que mais se destacam nos processos seletivos profissionais.

Apesar de as inscrições serem abertas a todas as instituições de ensino, algumas não participaram, alegando que o procedimento estava fora da política da empresa, e outras foram eliminadas pelo não preenchimento correto das inscrições ou por perderem a data da inscrição. A primeira fase do Guia começou há um ano, quando jornalistas freelancers foram contratados para visitar cada uma das faculdades e entrevistar os coordenadores de curso, apurando as condições físicas, o currículo das disciplinas, os projetos de jornal laboratório. Esses dados serviram como referencial para avaliar os critérios definidos por jornalistas de vários ramos: impresso, televisão, webjornalistas, assessores de imprensa e integrantes do sindicato.

Após esse primeiro levantamento, a equipe do Guia estabeleceu uma pontuação específica para os parâmetros e atribuiu notas em cada um dos critérios, analisando os relatórios de visitas, utilizando as exigências mínimas do Ministério da Educação e indicações da comissão profissional das áreas de atuação. O estudo levou em conta os aspectos acadêmicos, mas também valoriza projetos que tenham o reconhecimento do mercado de trabalho e estejam atualizados com as novas exigências do atual panorama profissional, com as atribuições agregadas ao profissional de jornalismo, os novos postos de trabalho, o domínio das várias plataformas e das tecnologias digitais.

Conheça as melhores faculdades de jornalismo do Sul do Brasil:
01. Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS, Porto Alegre, RS)
02. Universidade Estadual de Londrina (UEL, Londrina, PR)
03. Instituto Superior Educacional Luterano Bom Jesus (IELUSC, Joinville, SC)
04. Faculdade Metropolitana Londrinense (UMP, Londrina, PR)
05. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, SC)
06. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC, Santa Cruz do Sul, RS)
07. Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos, São Leopoldo, RS)
08. Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul, Tubarão, SC)
09. Universidade Tuiuti do Paraná (UTP, Curitiba, PR)
10. Centro Universitário de Maringá (Cesumar, Maringá, PR).



Por,
Bruna Soratto
Acadêmica e Colaboradora do Blog

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails