sábado, 14 de maio de 2011

Educação: Grupo de Escoteiros de Içara fecha as portas por tempo indeterminado


A partir da próxima semana começa o processo de desligamento do Grupo de Escoteiros Djalma Marques Escaravaco. Criado há mais de 30 anos, o Grupo perde as forças em Içara. Sem apoio financeiros, falta de interesse dos adultos de serem voluntários, os içarenses perdem uma das mais antigas instituições do município. O Grupo era um dos poucos em Santa Catarina que possuía sede própria, localizada no bairro Jardim Silvana, e levou os valores do Escotismo para milhares de crianças de Içara.

Segundo o atual presidente do Grupo, Jorge Félix, o Grupo vem passando por várias dificuldades, e ele, em conjunto com alguns voluntários do movimento, tentou procurar apoio na sociedade, por meio das lideranças empresariais e até com ex-escoteiros (que hoje possuem uma posição de destaque na sociedade), porém as tentativas foram em vão. Por isso, desde o segundo semestre de 2010 a sede está fechada, já que não tinham recursos para pagar a anuidade exigida dos Grupos pela União dos Escoteiro do Brasil (UEB).

Neste sábado, 14, Félix esteve reunido com dirigentes da Regional de Santa Catarina da UEB, para explicar mais uma vez como está a situação do Grupo, além de começar o processo de desligamento do mesmo do Movimento. Conforme regra, a sede e todos os pertences serão entregues para a UEB que dará o destino para todo o material. Félix afirma que não tem mais condições de estar a frente do Grupo, por questões de saúde, e por isso, tentou inúmeras vezes procurar uma liderança para assumir a instituição. "Mas, passado quase um ano, até agora ninguém mostrou interesse para assumir o cargo", lamenta.

Grupo esteve a frente de várias ações comunitárias e ambientais

Seguindo à risca algumas das Leis Escoteiras que fala que "O escoteiro é amigo dos animais e as plantas" e que "O escoteiro está sempre pronto para ajudar o próximo", o Grupo de Escoteiros Djalma Marques Escaravaco, participou, ao longo de sua história de várias ações ambientais e comunitárias. Na enchente de 1996, que atingiu várias comunidades do Sul de Santa Catarina, os jovens do grupo ficaram responsáveis pela arrecadação de roupas e alimentos, além de organizar todo o processo de distribuição dos materiais nas comunidades afetadas. A Operação Restingas foi uma ação ambiental que contou com a análise da situação das restingas nas praias do Sul de SC. Os jovens, liderados pelos adultos, percorrem as praias da região, realizando uma análise da situação ambiental em que se encontravam as plantações nativas do local. Clique aqui para saber mais sobre a Operação Restingas.

Escotismo estimula jovens e adolescentes na busca de valores

O Movimento Escoteiro surgiu no mundo no começo do século 20, em Londres (Inglaterra). Seu fundador, o militar Baden-Powell, ao voltar de uma batalha na África, observou que com a crise industrial, muitas famílias ficaram sem assistência, e com isso, seus filhos procuraram as ruas para mendigar, e até cometer pequenos furtos, para garantir a sobrevivência. Diante de tanta decadência de valores, Baden-Powell, resolveu resgatar essas crianças, e com isso deu-se início ao Movimento. Os artigos da Lei Escoteira são a base de formação dos jovens que participam das atividades do Escotismo e é um meio de estimular na garotada a praticar estas ideias no seu dia a dia. Confira a Lei:

1) O Escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais que a própria vida.
2) O Escoteiro é leal.
3) O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
4) O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
5) O Escoteiro é cortês.
6) O Escoteiro é bom para os animais e plantas.
7) O Escoteiro é obediente e disciplinado.
8) O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
9) O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
10 O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

Abaixo vídeo de uma das inúmeras atividades realizadas pelo Grupo de Içara nestes mais de 30 anos de história:


6 comentários:

Alan Campos disse...

Caros amigos,
Estamos apoiando vários grupos por todo o Brasil em situação digamos mais dificeis que as de vocês. Com um grande e bom resultado.
Se quiserem a nossa ajuda estamos aqui.

Alan Campos
Escoteiro Chefe da FET
61 78147245 (88*6744)
www.escoteirotradicionail.org

tomate disse...

É realmente uma pena ver um grupo escoteiro fechar deste jeito. Muita coisa se perde com isso.

Não é necessario estar na ueb pra fazer escotismo,se as taxas foram um dos motivos pra fazer fechar as portas o grupo podia ter se tornado independente. Ele tem este direito.

RAUBER SOARES disse...

PARABÉNS UEB !!!

Cada vez mais mostrando que a ganância está tomando lugar dos verdadeiros ideais do escotismo !!

Continuem assim, em breve nosso escotismo será apenas História, uma página virada

Maíra Rabassa disse...

Olá pessoal! Muito obrigada por todo o apoio restado nesta postagem. Estamos com um Grupo de discussão no Facebook e muitos dos que lá estão já procuraram algumas coisas para nos ajudar. A nossa meta agora é de criamos uma diretoria provisória para que possamos nos organizar e assim tentarmos meios legais para o Grupo não fechar. Infelizmente, a UEB, não mostrou nenhum plano de ação para que não perdêssemos o Grupo de Içara. Pelo contrário, só sabem cobrar as suas taxas e de retorno interessante pouco se têm. Eles deveriam serem os primeiros a tentarem meios para evitar que um grupo, com uma história de 37 anos, chegasse ao ponto de discutir o seu fechamento, não é mesmo? Mas, como não temos tempo para perder com esse tipo de entrave burocrático, vamos nos focalizar no mais fundamental que é o NÃO FECHAMENTO do Grupo de Içara, entidade essa que é a ÚNICA do Sul de SC a ter sede própria e uma das poucas do Estado que esteve em funcionamento por 37 anos ininterruptos. Contamos com suas sugestões, por favor remetam ideias e como poderá contribuir para que consigamos evitar tal problema.

sergio leonardo gobbi disse...

Já fui do escotismo, assim como toda minha fmilia (há muito tempo), gostaria de saber como posso me inserir e auxiliar? Tenho experiencia com acampamento, área de educação e organização de grupos de jovens.Aguardo contato. Sergio Leonardo Gobbi

Maíra Rabassa disse...

Olá Sérgio Leonardo! Se voltar neste post, por favor, mande um Email para: mairarabassa@gmail.com (que tiro todas as suas dúvidas).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails