terça-feira, 18 de agosto de 2009

Saúde: Hemosc de Criciúma precisa de doadores de sangue com urgência

Hemosc de Criciúma está solicitando, com urgência, doadores de sangue. Para doar é preciso apresentar um documento de identidade, estar em perfeito estado de saúde, ter idade entre 18 e 65 anos e peso superior a 50 quilos. São apenas 450 ml de sangue, que o organismo humano repõe rapidamente. Todo o material de coleta é descartável. Homens podem doar sangue num intervalo de dois meses, não ultrapassando a quatro vezes ao ano. Mulheres devem observar o intervalo de três meses, não ultrapassando a três doações ao ano. O Hemosc funciona na avenida Centenário, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (48) 3433-6611 ou (48) 3433-6611.

Proibições
Não pode doar sangue a pessoa que estiver em jejum, fez exame de endoscopia há menos de seis meses, fez tatuagem ou colocou piercing há menos de um ano, fez cirurgia recentemente, estiver grávida ou amamentando, teve Hepatite após os 10 anos, teve Doença de Chagas, teve gripe ou febre nos últimos sete dias, recebeu sangue no último ano, estiver usando medicamento ou drogas que causem dependência, tomou bebida alcoólica nas últimas 12 horas, usa ou já usou drogas injetáveis (cocaína ou heroína) ou teve contato sexual com muitos parceiros nos últimos 12 meses.

Doação
A doação de sangue é um ato simples, que segue algumas etapas. O doador preenche um cadastro ou se identifica; passa por uma triagem para verificar seus sinais vitais e hematócritos; passa por uma entrevista individual; durante seis minutos faz a coleta do sangue, faz um lanche e é liberado. Todo esse processo leva em torno de 40 minutos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails