quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pesquisa: Cidades do Sul catarinense serão cadastradas pelo IPAT-Unesc

As cidades de Armazém e Laguna estão participando do Cadastro Técnico Municipal, realizado pelo setor de Cartografia do Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (IPAT) da Unesc. O engenheiro agrimensor Marino Sumariva é o coordenador da equipe, que medirá e identificará os lotes e as construções em cada município. O objetivo é atualizar o banco de dados das prefeituras, já que a medida não é feita há uma década.

Segundo o engenheiro Fabiano Néri, que coordena o setor no IPAT, os dados atualizados servem de base de informação para a elaboração do planejamento urbano dos municípios. E, a partir dele, os prefeitos podem elaborar vários planos, como o Plano Diretor, o Plano Municipal de Habitação e Regularização Fundiária em Áreas de Risco e o Plano de Saneamento Básico, entre outros. Para todos esses planos, diz Néri, os prefeitos podem buscar financiamento junto ao Ministério das Cidades.

Além de oportunizar recursos adicionais para as obras de vital importância destinadas aos moradores, outra vantagem do cadastro é disponibilizar para os municípios um conjunto de mapas atualizados da área urbana, contendo os limites dos lotes, edificações, recursos hídricos e toda a malha viária, uma vez que é feita a medicação dos imóveis e da infraestrutura da cidade.


Por,
Bruna Soratto
Acadêmica e Colaboradora do Blog

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails