sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Gripe A: Família de menina com sintomas da doença está apavorada porque criança não está recebendo o tratamento correto

Nem todos os casos de Gripe A estão recebendo a atenção correta nos postos e Centros de Triagem da Região Carbonífera. Ao menos o caso da menina D.M., de 10 anos, do bairro Jaqueline, em Içara, está deixando a família da criança em uma situação delicada. Há três dias, a menina está com febre que varia de 39 a 40 graus, vômito, dor no corpo, tosse e tontura. No primeiro dia dos sintomas, na última terça-feira (11), a mãe da menina, segundo a tia Andréia da Silva, levou-a para o Pronto Socorro do Hospital São Donato, onde a equipe médica informou que era apenas um caso de sinusite.

A tia, que é técnica em enfermagem, explicou que mesmo assim, os médicos pediram para levar a menor no Centro de Triagem de Içara. Chegando lá, a equipe também disse que não passava de um caso de sinusite comum. A mãe retornou para casa, porém a febre não baixou. Preocupados com os estado de saúde da criança, os familiares resolveram então pagar uma consulta médica particular.

O médico pediatra afirmou que D.M. está com a Gripe A e não receitou o tamiflu, pois ele alegou que já tinha receitado para um menino, e que não tinha conseguido o medicamento na rede pública. "O médico disse que eles não tão dando o tamiflu. E então receitou outros remédios para controlar a febre. Mas, nos pediu que se não baixasse a febre que éramos para ligar para ele, que ele iria ver como tentar um internamento pra minha sobrinha", completou a tia. A menina já foi afastada das aulas por 10 dias, ela estuda em uma escola estadual no bairro Jaqueline.

Além disso, a preocupação dos familiares é que o irmão mais velho, com 19 anos, já está com dores no corpo, e com início de tosse, assim como, reside na frente da casa deles uma mulher grávida. "Já fizemos tudo o que podíamos. Não sei mais o que fazer. Estamos apavorados. A menina não está reagindo, continua com febre e com muito vomito, tanto que ela vomita toda a medicação que estamos dando".


- Estamos entrando em contato com a Secretaria de Saúde de Içara, para buscarmos explicações sobre o caso, e como eles irão proceder.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails