A cidade de Jacinto Machado foi o lugar escolhido para sediar o troféu Bravos 2009, organizado pela Expedição Xokleng. O lançamento do evento foi no dia 25, durante a festa Banarroz. As autoridades locais, como o prefeito Antonio João de Faveri, a primeira dama Rosangela de Faveri, o secretário da educação Valdir Possamai,o diretor de turismo Everaldo Ronconi e o presidente da Associação de Condutores Locais e Guias – Tigre Preto, Eliton Pires, receberam os organizadores do troféu.
O empenho para a realização da Expedição e o fato de a cidade possuir traços indígenas nas belezas naturais, na colonização sendo comprovada por peças históricas catalogadas no museu e conseqüentemente nos costumes, foram os critérios que definiram a escolha da cidade como sede.
Essa é a terceira edição da competição, que faz parte do projeto “Um olhar sobre as serras catarinenses” e já percorreu mais de 500 km entre a serra e o litoral da região sul catarinense, e é considerada como a maior aventura do sul do país. Realizada uma vez por ano, reúne participantes de vários estados para a prática de trekking, canoagem, mountain bike, técnicas verticais e de orientação, com o auxilio de bussolas. Os participantes podem optar entre as modalidades: Expedição, para os mais experientes e percorrerem maiores distancias ou Aventura, para os iniciantes, com percursos e dificuldades menores. Também pode ser percorrido em duplas ou equipe de quatro pessoas.
Aos vencedores levarão o troféu, que é feito de forma artesanal e de origem indígena. Produzida em argila, tem o formato de círculo, representando os quatro elementos: terra, fogo, água e ar, envolvidos por cordas que representam os guerreiros Xoklengs, antigos habitantes das florestas, vales, montanhas do planalto sul. A Expedição acontecerá do dia 30 de outubro á 02 de novembro, na região turística Caminho dos Cânions. Mais informações e inscrições em www.expedicaoxokleng.com.br
Por,
Bruna Soratto
Acadêmica e Colaboradora do Blog
sábado, 1 de agosto de 2009
Esporte: Expedição Xokleng levará cultura e natureza ao Sul de Santa Catarina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário