A região sul do Estado e a educação universitária de Santa Catarina vão viver um momento histórico nesta segunda-feira (10/08). Pela primeira vez a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC deixa a capital Florianópolis e se instala no interior. Isso porque o primeiro Campus da UFSC fora da capital será inaugurado oficialmente amanhã, às 17 horas, em Araranguá.
O fato é comemorado pela reitoria da universidade e também pelo deputado federal Jorge Boeira (PT), parte fundamental desta história. “O deputado Boeira foi o provocador. A pessoa que plantou a semente da interiorização da UFSC. Sua visão a época (2002) lhe fez enxergar um futuro que é realidade hoje. O de deixar a educação universitária, pública e de qualidade, mais próximo das pessoas. Esse crédito da UFSC ter ultrapassado as fronteiras de Florianópolis é dele, que garantiu verba para realizar o sonho de nós reitores”, destaca o atual reitor da UFSC, professor Álvaro Toubes Prata.
Boeira destinou R$ 10,5 milhões em emendas individuais para viabilizar o projeto de interiorização da UFSC, hoje realidade. “Quando fui candidato pela primeira vez, em 2002, minha única promessa de campanha foi trabalhar para viabilizar o acesso das pessoas do sul do Estado ao ensino superior público e gratuito. Fizemos um abaixo assinado com 100 mil assinaturas no sul do Estado. Com a inauguração do Campus da UFSC de Araranguá e com os pólos nas demais cidades da região e do Estado, sinto que cumpri o compromisso e a palavra com aquelas 100 mil pessoas e me sinto feliz que as pessoas agora têm acesso, próximo de suas casas, à universidade de qualidade, pública e gratuita. É uma forma de democratizar o ensino público e facilitar o acesso de todos à educação superior com qualidade”, destaca o Deputado Boeira.
Apesar de ter sido o provocador do processo Boeira, destaca o apoio e a audácia dos reitores Rodolvo Joaquim Pinto da Luz, Lúcio Botelho e agora Álvaro Prata para a realidade que vivemos hoje. Assim como o apoio e a sensibilidade de seus demais colegas parlamentares do PT, e da senadora Ideli Salvatti que encaminharam emendas em conjunto para fortalecer o projeto e expandi-lo ainda mais dentro de Santa Catarina.
O Campus da UFSC está sendo construído em forma de “U” e vai contar com 2,5 mil metros quadros. A primeira etapa, parte que está sendo inaugurada nesta segunda possui 1,2 mil metros quadros. O investimento nesta etapa é de R$ 1,2 milhão. O campus em Araranguá fica localizado na Rua Pedro João Pereira, 150, bairro Mato Alto, antigo campo de Aviação do município.
Fonte:
Assessoria de Imprensa (Sandro de Mattias)
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Educação: Região sul vive momento histórico amanhã com a inauguração do Campus da UFSC em Araranguá
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário