quinta-feira, 23 de julho de 2009

Meio Ambiente: Vento gelado e risco de hipotermia para quem não tomar cuidado com a frente fria que chega na região hoje


Gelo sobre a pista nas rodovias do Planalto, risco de hipotermia e queimaduras causadas pelo vento gelado chegam a Santa Catarina com a massa polar oriunda da Argentina a partir de hoje. O alerta é feito pelo engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, destacando a ocorrência de temporais nas regiões oeste e norte do estado.

As baixas temperaturas no Planalto entre a noite de quinta e o final de semana, segundo ele, acarretarão uma sensação térmica próxima dos recordes de julho. Dependendo da localidade, ela deverá oscilar de -10 a -23 graus. “Este quadro implica alto risco de hipotermia”, adverte Coutinho. “Deve-se evitar ficar muito tempo exposto ao vento para evitar queimaduras e danos à saúde.”

A geada deverá cobrir todo o estado, com registro mais intenso em áreas acima dos 200 metros, prevê Coutinho. “Os prejuízos decorrentes devem contemplar as culturas da banana e de frutas de clima frio em fase de brotação, além das pastagens, com reflexos na pecuária.” As projeções de Coutinho enfatizam duas advertências.

“Continua desaconselhável a navegação em todo o litoral catarinense até domingo e quem se deslocar ao Planalto deve ficar atento à formação de gelo sobre a pista”, frisa. “Este quadro se apresenta sobretudo no amanhecer de sexta a domingo em diversas rodovias, gerando riscos de acidentes.”


Fonte:
Site Engeplus (Nei Manique)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails