terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Empresários apostam em “negócios verdes”

Entrevista

A cada ano, muitos empresários estão buscando na natureza alternativas sustentáveis de agregar suas rendas e montarem grandes negócios verdes. Um dos pontos altos deste novo nicho de mercado é a possibilidade de integrar fazendas e meio ambiente. Ao invés de o turista passar apenas um fim de semana desfrutando das delícias do campo, também poderão agora encontrar mundos que quase sempre são vistos pela televisão, fotos, e nunca ao vivo. Visando está realidade o empresário gaúcho, Eliseu Joner, está desenvolvendo um projeto inovador no município de Gravataí, que visa resgatar a qualidade de solos ácidos com plantas que sejam capazes de mudar estas condições que um dia foi imposto pelo homem. Confira a entrevista concedida ao Blog Jovem e Atual:



Blog – Como funciona este novo projeto?
Eliseu Joner - O Instituto Irmão Ernesto Dewes de Porto Alegre (RS), está desenvolvendo um projeto ambiental que ainda precisa ser registrado. A instituição tem adquirido uma propriedade no município de Gravataí (RS), totalmente degradada, onde apenas cresciam plantas que se desenvolvem em solos ácidos. A primeira leitura da análise do solo registrava o ph de todo ele era abaixo de três.Com um projeto ambiental na mão, a instituição recuperou o solo, introduziu as curvas de nível inexistentes, corrigiu o ph e está plantando árvores nativas do estado.




Blog – E quais seriam estas árvores. E para que elas irão servir?
Eliseu Joner - No último senso da Universidade Federal de Porto Alegre, existem hoje mais de 400 tipos de árvores, algumas raras e, em processo de extinção. O projeto é liderado pela minha equipe, e a área serve para que os alunos do curso da quarta fase di Técnico em Meio Ambiente e de Ecoturismo possam realizar trabalhos de campo. A instituição já possui 700 mil metros quadrados de área, e hoje além das árvores nativas tem 3.500 árvores frutíferas em fase de produção. Também está investindo em húmus, que já tem laudo do ministério da agricultura sendo considerado um dos melhores do país.

Blog – E como se sente diante de uma alternativa sustentável como esta, ainda mais nos dias de hoje que muitas pessoas não compreendem a importância social e econômica de ações como estas?
Eliseu Joner – Sinto-me orgulhoso com o projeto e convido as autoridades para conhecê-lo para que possam orientar os agricultores da importância que tem a preservação ambiental e a biodiversidade. Os alunos gostam de passar os finais de semana no sítio, que tem piscina, quadra de futebol, cancha de bocha, casas para alojamento, além de muito verde.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails