terça-feira, 26 de julho de 2011

Música: A sina dos 27 anos!

Jimi Hendrix, Janis Joplis e Jim Morrison artistas que perderam a briga para as drogas no começo dos anos 1970

"Meus heróis morrem de overdose". Cazuza já cantou em sua música o que o mundo sentiu com a morte prematura de grandes músicos dos anos 1960. Carreiras meteóricas regada a muitos ácidos, cocaína e bebidas. Mas, por que eles morrem aos 27 anos? Será um Karma, uma sina, uma previsão de que essas pessoas não deveriam passar desta idade para que pudessem tornar ícones para várias gerações? Não sou psiquiatra, mas acredito que com o uso excessivo de substâncias químicas ingeridas com álcool faz o prazo de validade destes artistas seja esse.

Os conhecidos Jimi Hendrix (1942/1970), Janis Joplin (1943/1971) e Jim Morrison (1943/1971) são exemplos de "drugs hereos" que perderam a guerra contra os entorpecentes. No começo dos anos 1990 quem também perdeu a batalha para as drogas foi o cantor grunge, Kurt Cobain (1967/1994). E por mais que a tecnologia e o combate contra as drogas evoluíram em mais de 40 anos, ainda encontramos casos assustadores de jovens que perdem suas vidas em pleno século 21. No último fim de semana, foi a vez da cantora britânica, Amy Winehouse.

A morte da compositora e cantora já era anunciada. Só cego que não queria ver! Ela entrou em uma fase decadente depois de entrou para o mundo do crack, perdendo até os dentes, além de ficar subnutrida já que não se alimentava e tinha como fonte de energia apenas as bebidas alcoólicas. Na época de Jimi, Janis e Jim as drogas eram sinônimo de liberdade, porém hoje, não passam de decadência.

Não podemos deixar de lembrar outros músicos que perderam suas vidas depois do uso excessivo de remédios, bebidas entre outros como:

- Elvis Presley: Considerado o Rei do Rock morreu em 1977, aos 42 anos, depois do consumo de um coquetel de remédios controlados para perda de peso com bebidas alcoólicas. Elvis abominava heroína, cocaína ou maconha. Irônico não?

- Elis Regina: Uma das maiores intérpretes da música popular brasileira, morreu em 1982, aos 36 anos. Segundo o laudo da polícia, a cantora gaúcha teve uma intoxicação depois de uma overdose de cocaína misturada com bebida.

- Cássia Eller: Uma das maiores roqueiras do Brasil, morreu aos 39 anos, em 2001. Ela teve três paradas cardíacas depois de uma intoxicação exógena, ocasionada pelo uso abusivo de cocaínas.

- Michael Jackson: O Rei do Pop sofreu uma parada cardio-respiratória depois o uso abusivo de remédios para dormir e para dores musculares. Michael morreu aos 50 anos, no dia 25 de junho de 2009. O cantor era viciado em medicamentos soníferos e morfina.

Os ícones dos anos 1960 são lembrados até hoje por sua irreverência, talento e uma forma diferente de agir quando o assunto é música. Como será que a Amy será lembrada aqui 30 anos?

2 comentários:

Djonatha Geremias disse...

Sou o único que considera a conspiração da indústria musical?

Maíra Rabassa disse...

Eu tb pensei nisso! Mas, como provar né? Pois é coincidência demais... Tinha que ter algo que explicasse isso tudo!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails