segunda-feira, 23 de maio de 2011

Educação: Governo joga baixo para evitar que ACT's entrem em greve em SC

No Blog Vio o Mundo, de Luiz Carlos Azenha, consta uma circular da Secretaria de Educação de Santa Catarina, encaminhada para todas as gerências de educação do Estado, onde explica como as gerências deverão proceder com os professores que aderiram à greve no último dia 18 de maio. Segundo a circular, os professores ACT's, que entrarem em greve, e tiverem o término do contrato durante o período de paralisação, "não terá o contrato renovado, prorrogado...".

Essa é uma medida desesperada do Governo de SC para coibir os profissionais da educação de entrarem em greve, tentando assim, fazer com que o movimento perca a força. Ações como estas são ilegais, pois todos os profissionais, seja de qualquer área, que tenha sindicato estabelecido, tem o direito de entrar em greve, um direito conquistado depois de anos de lutas das classes trabalhadoras. Vale ressaltar, que a contratação de um ACT não é feita com "indicações", ou seja, existe uma prova que é feita no começo do ano letivo, onde todos os profissionais da área, devidamente diplomados e qualificados, fazem a avaliação e são chamados conforme a sua colocação na prova.

A avaliação é realizada pelo Sistema ACAFE. Ou seja, falar que os profissionais ACT's que participaram da greve não terão mais chance de lecionar é leviano e vai de encontro com o que está previsto em Lei.
Clique aqui e vejo o documento na íntegra.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails