quinta-feira, 22 de julho de 2010

Política: Novas regras eleitorais para divulgação dos Candidatos

As novas regras sobre a divulgação dos candidatos para as Eleições 2010 é uma tema que gera polêmica em muitos aspectos. Um assunto que está sendo debatido no Twitter, por exemplo, é sobre a interatividade do eleitor/internauta nos sites dos postulantes. A regra diz que os sites, blogs dos candidatos precisam ter um espaço de comunicação direto com o eleitor, onde o mesmo fará perguntas para o postulante.

Neste caso, não pode haver censura e nem filtragem das perguntas. Será???? O problema é se o eleitor/internauta está atento a isso. É uma ferramenta a favor da Democracia que precisa ser usada sim e todos têm o direito, garantido pela Lei Eleitoral, de questionar qualquer candidato sobre seus projetos e ações. Então, ganha o postulante que souber interagir e divulgar este espaço precioso para um debate limpo.

Outro caso é quanto a publicidade em veículos de mídia impressa. Cada candidato poderá usar apenas 10 espaços publicitários em cada um dos veículos espalhados pelos Brasil, ou em seus respectivos estados. O espaço de divulgação também é limitado, ou seja, o tamanho dos anúncios também são tabelados pela Justiça Eleitoral. Ou seja, todos terão o mesmo espaço, o candidato que tiver mais recursos para a campanha terá o mesmo padrão de espaço que aquele que tiver poucos recursos.

Além disso, a Justiça Eleitoral, para evitar notas fiscais frias entre os veículos de comunicação e os candidatos, exige que todos os anúncios tenham divulgados o valor pago pelo candidato ao jornal onde ele publicou sua propaganda. Isso mesmo, você poderá ver quanto seu candidato gasta com publicidade, já que seu material terá ao lado o valor que ele desembolsou. Essa eu quero ver!!!! Vai dar muito rolo nisso tudo! Mas, a Democracia é isso!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails