terça-feira, 18 de maio de 2010

Saúde: Agora também é proibido fumar em Içara


Os vereadores de Içara aprovaram nesta segunda-feira, em primeira votação por seis votos favoráveis e três contrários o projeto de lei do vereador Darlan Bitencourt Carpes, que proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumigeno, derivado ou não do tabaco, em locais públicos ou privados. Conforme o autor do projeto esta lei favorece a saúde.

"Esta lei não prejudicará o cultivo de fumo no município, apenas estamos regularizando uma lei federal e estadual. Sabemos também que o cigarro prejudica as pessoas que não fumam, muitas vezes mais até do que os próprios fumantes", explicou Carpes.

A lei deve ser aplicada aos recintos de uso coletivo, total ou parcialmente fechados em qualquer dos seus lados por parede, divisórias, teto ou telhado, ainda que provisórios, onde haja permanência ou circulação de pessoas. O projeto de lei precisa ser aprovado em segunda votação que acontecerá na sessão ordinária desta quinta-feira.


Fonte:
Sul Notícias

3 comentários:

Rodrigo Peplau disse...

Taí uma coisa que eu concordo plenamente: educação e respeito à saúde alheia.

Só acho que deveriam haver exceções, estabelecimentos especiais para fumantes, como tabacarias ou bares. Tudo explicitado bem claramente, sendo assim entraria lá quem quizesse respirar fumaça (eu não entraria!)

Maíra Rabassa disse...

Também concordo com um setor para os fumantes. Tem boates que hoje não pode-se mais fumar. Sei lá, fica complicado. A cada dia estão estreitando os acessos do público do tabagismo, como se isso fosse reduzir o consumo. Tem alguns lugares que tem o conhecido "fumódromo", mas nem todos têm.

Dura a lei, mas é a lei!!!

Rodrigo Peplau disse...

Mais do que isso Rabassa, porque não liberar um estabelecimento inteiro para fumantes? Eu não seria cliente dos caras, mas com certeza muitos fumantes seriam.

Na Holanda por exemplo, os estabelecimentos podem escolher se aceitam ou não fumantes, e suas "posições ideologicas" ficam expostas na fachada.

Aí a pessoa escolhe onde quer entrar: bar que vende álcool e nao aceita fumantes, bar que vende álcool e aceita fumantes, bar que vende maconha e não vende bebidas, etc...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails