sábado, 6 de março de 2010

Clima: Novo Furacão se formando em SC

Meteorologistas dos Estados Unidos alertaram hoje o Governador Luiz Henrique da Silveira sobre risco de um novo furacão na Costa brasileira, com risco de atingir os estados do Sul, entre eles Santa Catarina. A informação foi repassada ao Sulnoticias, via telefone, pelo Climatologista Márcio Sonego. Segundo ele, esta previsão já existia desde quarta-feira, mas não havia sido divulgada por falta de informações mais consistentes.

"Equipe do NOA avisou o governador. Há no blog de um climatologista americano a informação de que os Estados Unidos estariam monitorando esta formação e isso revela que o risco existe. Não está confirmado, mas é uma possibilidade razoável", alerta.

Segundo Sonego, o fenômeno poderia atingir a região por volta de segunda ou terça-feira. "Toda a Defesa Civil está alertada e amanhã o prefeito Salvaro realiza uma reunião de emergência", explica. A reunião em questão foi confirmada pela Coordenadora da Defesa Civil de Criciúma Angela Mello.

"A reunião será as 9 horas. Segundo as primeiras informações da Defesa Civil de Santa Catarina temos previsão de chuva forte para as próximas horas e com risco de inundações. Também avisam que a partir de terça o tempo pode engrossar, só não foram específicos", comenta Mello.

De informações concretas até o momento, apenas a previsão oficial de chuva forte, vento e ressaca em todo o litoral. Esse problema seria provocado por um ciclone extra tropical. Fênomeno comum na região. A preocupação maior recai mesmo sobre esta depressão tropical que estaria se formando na costa Baiana. A depressão ou ciclone tropical tem o efeito inverso do extra tropical. Ele se alimenta no oceano e em seguida chega a costa causando os estragos.

Fonte @Sulnoticias

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails