sexta-feira, 27 de março de 2009

Abuso: Humilhação em abordagem do Pelotão de Patrulhamento Tático

Você algum dia já foi abordado por um Pelotão de Patrulhamento Tático? Ainda não? Então aqui uma breve história do que pode acontecer com você, se estiver andando com uma moto CG 125, ter cara de pobre e ser jovem.

Nesta quinta-feira (26), por volta das 12h30min, a equipe do Blog Jovem e Atual, foi testemunha de um verdadeiro espetáculo de abuso de autoridade na esquina das ruas João Lodetti e Amaro Cardoso, em Içara. Quem por ali passou, achou que o Supermercado Giassi estaria sendo assaltado. Claro, depois de ver toda a abordagem dos policiais em cima de dois garotos que por ali passavam.

A mãe de um dos adolescentes, Lauricélia Roussenq, 36 anos, moradora da Vila Nova, não vê problema algum em parar o veículo, porém, a forma que foi feita a operação causou um verdadeiro desconforto entre todos que por ali passaram.

Depois de pararem os dois rapazes, que já tinham descido da respectiva moto, os três policiais, da guarnição PM 0285, lançaram-se para fora de seu veículo com suas escopetas em punho e gritando: “Encosta ai malandro”. Malandro? Dois garotos que apenas não tinham habilitação de motorista?

Para nós safado, ladrão, malandro, e que merece tais abordagens truculentas andam de carros importados, moram em mansões e acabam com a vida de muitas famílias por venderem suas substâncias tóxicas sem que nenhum pit-bull da PM se lance para cima deles com suas armas poderosas.

A mãe de um dos rapazes, o L.C.R., 17 anos, contou que o rapaz recém tinha passado por onde ela trabalhava, e disse: “Mãe vou ao banco receber meu seguro desemprego”. Exatamente! Ele é desempregado, mas mesmo assim já está fazendo teste em uma nova empresa para poder ajudar a família. “Nunca imaginei ver meu filho sendo humilhado deste jeito, na minha frente e sem poder fazer nada”, contou a mãe, que não poupou o choro.

Ao tentar chegar perto dos meninos, ouviu: “Se afasta minha senhora”! E ali ficaram, parando todo o trânsito que por ali passava, deixando os moradores da região, e várias testemunhas perplexas. “São de família boa. A dona Lauricélia trabalha com minha mãe, vou testemunhar contra isso”, contou uma mulher que presenciou o fato, e que nos contou que achou que pela cena poderia ter acontecido uma troca de tiros. O que não houve.

Não tiramos os méritos do policiamento ostensivo, e isso é válido para manter a segurança dos cidadãos. O que lamentamos é a maneira que algumas abordagens são realizadas, causando constrangimentos, humilhação e tratando pessoas simples como marginais. E os verdadeiros bandidos, será que eles recebem o mesmo tratamento?

Talvez não, como dissemos acima, eles andam em carros importados, com películas pretas em seus vidros e saem nas fotos em colunas sociais da região. Estes são vistos como “homens de bem” e não andam de CG 125 perto de um supermercado. Lastimável!

E você, o que faria se visse seu filho em uma situação como esta?

4 comentários:

Unknown disse...

Para quem mora na periferia isso já é rotina.Eu inclusive já fui parado e revistado com truculência diverasas vezes.Tanto em criciúma como em São Paulo.É triste,mas já me acostumei...

Maíra Rabassa disse...

Pois é Ricardo... É triste termos que nos "acostumar" com situações que nos humilhem. Não condeno a operação, mas a forma da abordagem. Enfim... Acho que é uma questão de educação e treinamento. Obrigada por seu comentário! Bom fim de semana!

Anônimo disse...

O papel da POLÍCIA é dar segurança a população e não hostilizala, e os PM's fizeram essa "barbárie" devem ser punidos...e o papel deles não é ficar de "ficar passeando pela cidade - só centro - se exibindo"...lamentavelmente na Içara deixaram "os Pitbulls a solta" fazerem o que querem...e as pessoas não fazem nada, apáticas...

Maíra Rabassa disse...

Pois é Geverson, se cada pessoa tiver coragem de denunciar os abusos, sem medo, quem sabe possamos mudar algumas atitudes lastimáveis. O problema é que nem todos têm a mesma coragem que tivemos, por exemplo. Mas, a cada dia isso vem mudando. Ainda bem!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails