sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Pesquisa traça diagnóstico sobre voluntariado educativo nas escolas


A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com as Gerências Regionais de Educação, está realizando uma pesquisa nas 1.323 escolas da rede pública estadual para identificar qual a definição de voluntariado educativo assumido pela unidade escolar. Para chegar a um diagnóstico sobre o tema os diretores das unidades escolares estão respondendo a um questionário com quatro perguntas.

Atualmente, a Secretaria da Educação desenvolve os seguintes projetos: “Ação Voluntária”; “Jovem Embaixador”, em parceria com o Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU/Joinville); “Prêmio Exemplo Voluntário”, em parceria com o Instituto Voluntários em Ação; “Selo Escola Solidária”.


Saiba Mais

Projeto Ação Voluntária – Tem como objetivo envolver a sociedade com o trabalho voluntário por meio de palestras interativas e educativas, potencializando o papel da escola na promoção da aprendizagem preparando o estudante para a vida e para o trabalho.

Prêmio Exemplo Voluntário - Busca identificar, selecionar, reconhecer, valorizar e premiar pessoas que desenvolvam ações voluntárias, mostrando dessa forma a importância da sociedade civil na resolução dos problemas do Brasil. Para concorrer, o voluntário precisa ser indicado por uma instituição escolar da rede pública de Santa Catarina ou por uma ONG.

Jovens Embaixadores – É uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos em âmbito nacional, destinado a jovens da rede pública de ensino, em nível de ensino médio, que tenham um perfil de liderança e consciência de cidadania. O Programa seleciona 35 alunos que como prêmio ganham uma viagem de intercâmbio cultural aos Estados Unidos durante 15 dias.

Selo Escola Solidária – Com inscrições gratuitas a partir de março, o projeto é desenvolvido pelo Instituto Faça Parte em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação. Seus objetivos são: identificar e reconhecer ações e projetos de voluntariado educativo desenvolvidos por escolas de todo o país; reconhecer e fortalecer a unidade escolar como núcleo de cidadania em sua própria comunidade; propiciar a troca de experiências e articulações entre escolas solidárias; incentivar a prática de voluntariado educativo como ferramenta formativa; qualificar a formação integral dos alunos.

Mais informações sobre os projetos podem ser obtidas através dos sites
www.embaixada-americana.org, www.sed.sc.gov.br, www.facaparte.org.br. Ou ainda pelos telefones (48) 3221-6165 – Elisabete e (48) 3422-3465 (Jane).


Fonte:
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação de SC

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails