quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Educação: Unesc promove trote solidário para integrar todos os cursos

Unesc promove trote solidário para integrar todos os cursos A integração dos acadêmicos, a substituição do modelo tradicional de trote e a conscientização social e cidadã. Com esses objetivos, a Unesc, por intermédio da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), vai promover o Trote Solidário, de 3 a 20 de março.

A ação terá três frentes: arrecadação (de alimentos e produtos de higiene e limpeza) e doação (de sangue); mobilização, com o desenvolvimento de ações sociais e ambientais em entidade e bairros do entorno da Unesc, e integração - no encerramento haverá provas culturais, de conhecimentos gerais e esportivas, para integrar os novos alunos. Cada turma de primeira fase vai formar uma equipe, que vai atuar de acordo com sua área.

No lar de Auxílio aos Idosos Festhauer, do Bairro Jardim Angélica, serão desenvolvidas tarefas de orientação de saúde e qualidade de vida e nutricional, por exemplo. Cada prova terá uma pontuação, e a equipe que somar mais pontos receberá como prêmio uma saída de campo para os canyons do Itaimbezinho.

“O trote é um rito de passagem, é uma cultura colocada, e queremos modificá-la, substituindo o trote violento ou que cause constrangimento para um trote de conscientização, que integre o novo acadêmico à comunidade e que desperte o espírito de cidadania e ainda possibilite o contato do aluno com a área em que vai atuar”, ressaltou o coordenador de Políticas de Atenção ao Estudante, Daniel Preve.


Regulamentação

A resolução 12/2001, do Consu (Conselho Universitário) regulamenta as atividades de trote na Unesc. O artigo 1º determina a proibição de atividades de recepção aos calouros que “constituam atos contra a integridade física e moral do calouro, envolvam práticas com violência física e psicológica e utilizem produtos químicos”, entre sete itens. Já o artigo 2º determina que somente serão permitidas atividades de trote que tenham caráter social, promovam a solidariedade e a cidadania e sejam de adesão voluntária dos calouros.


Fonte: Assessoria de Imprensa Unesc

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails