quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Comportamento: Jornalista analisa a trama Global de Insensato Coração


Comportamento
por Emanuela da Silva
Jornalista e Colaboradora do Blog

Falar de comportamento humano não é uma tarefa fácil afinal de contas somos tão diferentes, no entanto a mídia televisiva padroniza alguns hábitos sociais. Mesmo com tantas redes sociais a televisão continua ditando moda, opiniões e valores. A personagem Natalie Lamour de Insensato Coração personagem da atriz Débora Secco a moça pobre, deslumbrada por fama e sucesso a qualquer preço. Depois de várias tentativas na carreira de modelo casa-se com um banqueiro corrupto e no final é eleita deputada. Apesar do tom cômico a personagem passa a imagem da loira burra, bonita e oportunista banaliza a imagem feminina mas é uma personagem com alto potencial financeiro para a empresa dita moda.

O Douglas é o cara sarado bonitão ignorante e gigolô. Não é toa que as academias se tornaram nos últimos tempos a tabua de salvação principalmente para os que usam mais o corpo do que o cérebro, não generalizando claro.

Interessante que estes perfis de pessoas que denigrem a sociedade são colocados na trama com certo destaque alavanca para o ibope. A discussão acerca dos valores repassados está totalmente mascarado sendo assim o “playboy” Vinicius “boa família” o reflexo dos jovens de classe média alta não teve tanto destaque. Quantos jovens como ele vem cometendo crimes bárbaros contra gays, lésbicas, negros, índios cheios de preconceito. Caberia uma reflexão maior sobre este assunto que ganha às páginas policiais constantemente. Prova disso foi à posição da emissora sobre a questão da homofobia cedeu as pressões externas políticos sociais e para evitar maiores polêmicas reduziu o casal apenas simbolizar a união estável.

Restaram diálogos soltos sobre a homofobia alternados com preconceito do jornalista e acabou por ai. Apenas o lado cômico da homossexualidade teve espaço, Roni, contracenando com a loira e o irmão totalmente a parte da discussão de gêneros. A mãe de família Eunice que vive de aparências trai o marido quer levar vantagem em tudo nada de novo muito menos a corrupção do Cortez, a petulância da filha, a fama de garanhão do solteiro André ou a pegadora Bibi.

Analisando friamente a novela das nove da rede Globo chegamos à conclusão que muitos pontos poderiam ser abordados em prol da sociedade. Claro isso olhando pelo ângulo do bem estar da sociedade aproveitar essa característica da tv de pautas as conversas e os meios. Com certeza o amor insano de Norma, Léo e Wanda passariam como mero coadjuvantes na trama. Mas isso é mera ilusão afinal de contas os figurinos e acessórios movimentam milhões de reais nada que aparece na telinha é por acaso.

Reflexões estão além da trama o que importa são os números do Ibope os dois últimos capítulos ficaram na casa dos 75% ou seja, milhares de televisores ligados na Globo e tudo acabou em samba . Os brasileiros queriam saber quem matou Norma alguns nem souberam do assassinato da juíza Patrícia.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails