Desde 1997, o Supremo Tribunal Federal, proibiu a prática da "Farra do Boi" em território catarinense. Mas, as notícias que vemos nesta época de Páscoa, vai de encontro com o que a justiça já determinou há mais de 13 anos. Os rituais de selvageria contra os animais causa repulsa para àqueles que têm um pouco de compaixão e amor aos seres vivos. Uns acusam os farristas de loucos, eu acredito que isso é ação de pessoas crueis, desumanas e de loucos eles nada têm.
No Twitter, em conversa com os internautas @RChicuta e @mipicolo, a gente consegue ver que existem muito mais pessoas contra do que a favor de tal ato criminoso. E que não venham falar que isso é tradição, faz parte da cultura açoriana, entre outras alegações, para amenizar o impacto que nos causa quando vemos imagens desta tortura ao boi. A lei é clara: a prática da "Farra do Boi" é intrinsecamente cruel, por isso é crime, e é punível com até um ano de prisão, para quem pratica, colabora ou no caso das autoridades que omitem-se em impedi-la.
No meu ponto de vista, falta vontade das autoridades policiais e ambientais de coibir tais práticas. Não adianta apenas criar campanhas, cartazes, entre outras formas de conscientização. Pois quem pratica, pouca consciência tem. É necessário aplicar a lei! Na medida que os farristas forem presos, julgados e condenados por este crime, quem sabe a matança contra os animais acabe de vez.
Uma pena, que esta vontade de justiça é quase que utópica. "Oras, é apenas um boi!" Essa é uma das frases que ouvimos quando mostramos a nossa indignação diante das imagens que a imprensa mostra durante este período. Ficamos horrorizados, chocados, enojados, mas ainda somos criticados por lutar pela vida do animal.
Se a Páscoa é um período de amor, perdão, renascimento, onde se encaixa uma festa tão brutal como esta? É uma brincadeira de mau gosto, sem nexo, um verdadeiro atentado contra a vida! Está na hora de reavaliarmos alguns conceitos e tentar sempre cobrar das autoridades mais vigilância e firmeza na hora de punir estes monstros contra a Natureza!
O que é "Farra do Boi": O significado de tal ritual é ainda desconhecido, sendo atribuído a ele por alguns uma conotação simbólica-religiosa referente à Paixão de Cristo, onde o boi faria o papel de Judas; outros entendem que o animal simboliza Satanás e através da tortura do Diabo as pessoas se livrariam de seus pecados. A prática foi trazida pelos açorianos há 200 anos e acontece no litoral de Santa Catarina.
Sou contra a "Farra do Boi"!
Sou contra a "Farra do Boi"!
3 comentários:
Eu também sou contra a farra do boi. Acho que o animal não deveria de ser maltratado por conta da tentativa de se manter os caprichos de uma tradição, mesmo que seja bastante popular e cultural. Até porque se a própria justiça já determinou que isso é crime, então porque é que continua ainda sempre todos os anos se repetindo esse tipo de situação. É lamentável isso!
Também sou contra a farra do boi. Até porque além de ser crime, pode machucar o animal(boi) quanto as pessoas que se envolvem nisto. É lamentável que ainda aconteça!
A Lei é clara e deve ser cumprida! Mas, nem é uma questão de ser colocada em prática a determinação do STF e sim que estas pessoas criem consciência ambiental, humana e de compaixão. O boi também é um ser vivo e merece respeito. E passarem horas torturando, apunhalando, entre outras barbaridades nos causa uma repulsa que é difícil encontrar palavras para descrever!!!
Postar um comentário