sábado, 12 de dezembro de 2009

Web: Conselho Tutetar de Laguna dá dicas sobre o uso da Internet por crianças


A internet é o meio de comunicação que mais vem tornando-se popular entre pessoas de várias idades. Orkut, twitter e msn viraram febre, principalmente entre os adolescentes. Mas quais os cuidados para evitar casos, como o acontecido em Laguna em que uma adolescente de 13 anos fugiu de casa para encontrar-se com o "namorado" virtual, e apareceu no dia seguinte, revelando a família que estava sendo chantageada pelo sujeito, com a ameaça de suas fotos serem divulgadas na rede. O caso está sendo acompanhado pelo Serviço de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual, uma parceria com o Governo Federal e Secretaria Municipal de Assistência Social de Laguna.

Dicas de como orientar seus filhos quanto ao uso da internet:

1) Mantenha o computador em uma área comum da casa, de maneira que toda a família
possa acompanhar e orientar o uso feito pelas crianças. Aproveite esses momentos para navegar algum tempo com seus filhos: da mesma forma que você ensina sobre o mundo real, guie-os no mundo virtual; estabeleça regras razoáveis para a criança,por exemplo, limites sobre o tempo gasto com o uso do computador.

2) Explique os motivos dessas regras, coloque-as junto ao computador e observe se são seguidas se necessário, instale no computador programas que filtrem e bloqueiem sites suspeitos da internet. Alguns desses programas também limitam o tempo de acesso online. Mas lembre-se que isso não substitui a sua presença e instrua as crianças a nunca divulgarem dados pessoais na Internet, por exemplo, nome, endereço, telefone, E-mail, fotos e endereço da escola.

3) Essa é a versão moderna do ""nunca fale com estranhos". Recomende que as crianças utilizem apelidos (nicknames): prática comum na Internet e uma maneira de proteger informações pessoais.


Por,
Bruna Soratto
Acadêmica e Colaboradora do Blog

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails