domingo, 13 de dezembro de 2009

Cirurgia plástica: quando o sonho vira pesadelo


Artigo


Beleza e desenvoltura é o sonho de qualquer mulher, especialmente as brasileiras. Para isso a sociedade impõe os padrões de beleza que devem ser seguidos caso a figura feminina queira ser reconhecida esteticamente. E é justamente para alcançar esse reconhecimento que os profissionais de cirurgias plásticas movimentam milhões em todo o país.

Uma lipoaspiração hoje, uma prótese amanhã, uma redução mais tarde... até que, não encontrando a satisfação pessoal, a mulher poderá ter sérias conseqüências.Isso porque alguns profissionais da área da saúde, por verem o lucro que uma cirurgia plástica pode render, acabam ingressando no nicho sem estarem preparados. Esses “médicos” cobram preços abaixo do valor padrão o que atrai ainda mais as aspirantes à bela imagem e com baixo custo. O resultado disso pode ser sérias deformações, infecções hospitalar e até a morte do paciente.

Quem tem em mãos a vida, deve ser competente para isso. Imagine você com um nariz em sua frente: seu dever é deixa-lo bonito e qualquer erro milimétrico pode ser irreversível. Você foi pago (e não foi pouco) por isso, portanto sua tarefa é adequar a sua profissão ao “sonho” do seu cliente.

A relação do cirurgião plástico com seu paciente pode sim ser considerada de consumo. Esses profissionais só responderão pelo resultado não atingido nos casos de cirurgias estéticas. Nas cirurgias reparadoras, que são aquelas que visam a reconstrução nos casos de acidentes ou doenças, por exemplo, a responsabilidade dos cirurgiões só acontecerá quando verificada a culpa na sua atuação. Vale observar que, nesse caso, invocar a aplicação do Código de Defesa do Consumidor para responsabilizar cirurgiões plásticos, é absolutamente normal, principalmente nos casos em que eles se comprometem com o resultado.

O pior é quando, mesmo com todas as medidas cabíveis, a situação é irreversível para uma mulher que, ontem era saudável e de repente se acordou e se viu com sérios problemas, não só estéticos, mas na saúde física e até psicológica, dependendo do caso.


Por,
Kelley Alves
Jornalista e Colaboradora do Blog

2 comentários:

Anônimo disse...

gostei da materia, mas nao sera que é possivel garantir resultados em plastica do nariz e rinoplastia secundaria? no www.drwulkan.com.br isso fica bem claro que nao é possivel garantir resultados. nesses casos, com o alerta do cirurgiao de que é incapaz de ajudar completamente a pessoa, ai tambem temos direitos sobre nossa expectativa pela lei?gostaria de saber. depois voces colocam a resposnta no ar, se possivel.

Anônimo disse...

Olá querida (o).

Apesar de não entender com profundidade sobre questões judiciárias, fiz contato com uma advogada aqui mesmo de Içara, e para a nossa sorte ela tinha acabado de sair de uma audiência justamente sobre erro médico.
Sobre o seu questionamento e de acordo com a advogada Edna Benedet, existem dois tipos de responsabilidades por parte dos médicos, ao realizarem uma cirurgia. A responsabilidade de fim, que é a que o médico é obrigado a garantir o resultado conforme exigiu o paciente (como mencionei no artigo), e a responsabilidade de meio, que o médico não é obrigado a atingir o resultado final. Esta ultima acontece com cirurgias normais (que não são de estéticas) e até cirurgias reparadoras, como é o caso da cirurgia do câncer de mama. No caso das cirurgias de estética o médico é obrigado a atingir o resultado final. E isso é para todas, sem restrição. Portanto, se você fez uma cirurgia no nariz e o resultado não foi conforme o esperado, você deve provar isso e o médico será obrigado a realizar uma cirurgia reparadora até que o efeito seja conforme o exigido pelo paciente.


Espero tê-la (o) ajudado!
Att,
Kelley Alves

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails