sábado, 3 de outubro de 2009

Artigo: Professor de História comenta sobre palestra de FHC em Criciúma (SC)


Artigo


A palestra do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, no Mampituba, durou em torno de uma hora, e me causou boas impressões. O tema da palestra foi “Para onde caminha o Brasil?” e, ainda que Fernando Henrique não tenha dado uma resposta direta, destacou alguns pontos que servem para reflexão. Aliás, fez questão de dizer que estava proferindo aquelas palavras como professor, e não como político.

O ex-presidente iniciou falando do cenário internacional, da rapidez das mudanças que têm ocorrido nos últimos anos. Destacou, em particular, a queda da União Soviética e a ascensão da China, fatos por muitos inesperados. Segundo ele, em relação à velocidade no sistema internacional de produção, disse que o Brasil está acompanhando as transformações relativamente bem.

Em relação ao Brasil, Fernando Henrique fez um retrospecto das mudanças econômicas e políticas que nortearam o Brasil a partir da década de 80. Segundo ele, passado as turbulências após a abertura política, em 1985, o Brasil se refez economicamente e avançou em muitas áreas. Todavia, enfatizou que estes avanços não são suficientes.

Segundo ele, para que o país esteja preparado para as transformações no século 21, é necessário fazer uma revolução educacional. Sobre esta questão, afirmou que, no Brasil, os alunos passam pouco tempo na escola e, o desinteresse pelos conteúdos têm gerado altos índices de evasão escolar. Ainda destacou que outro aspecto que o Brasil deixa a desejar é a falta de investimento na infra-estrutura.

Um dos momentos marcantes foi quando Fernando Henrique afirmou que o Brasil não é um país pobre, e, sim, um país injusto. De acordo com ele, devemos assumir a responsabilidade de enfrentar certos problemas – como a violência, o sucateamento das escolas, corrupção na política, etc. –, encarando-os com mais seriedade. Da mesma forma, devemos lutar pelo fortalecimento das instituições no país.

A palestra teve um tom otimista, em relação ao futuro do Brasil. Foi clara a mensagem de que a “estrada” por onde o Brasil caminha deve ser pavimentada por todos nós, independente de ideologias políticas. Como professor, foi didático, trazendo pontos de reflexão que certamente contribuem para a nossa visão de país.


Texto encaminhado por,
Professor Michel Goulart
Blog História Digital
Twitter: @profmichel


Se você tiver algum artigo interessante e gostaría de ver blogado aqui, mande-o para o E-mail mairarabassa@gmail.com que iremos avaliar seu material e teremos o prazer de blogá-lo!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Maira e pessoal, acho que o texto ficou bem legal, abordando os pontos principais da palestra do FHC.

Como é bom ser nerd e anotar tudo...

Um grande abraço,
Prof_Michel

Maíra Rabassa disse...

Que nada. Já pensou o mundo sem os nerds? Não teríamos as grandes invensões que hoje nos facilitam a vida. Sim, o material ficou bem claro, bem didático. Típico de texto feito por um professor de histórias. Parabéns! Maíra

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails