quarta-feira, 17 de junho de 2009

Saúde: Pesquisa detecta alta prevalência de doenças cardiovasculares entre idosos do Metropol

A elevada prevalência de 69% de Síndrome Metabólica (associação de fatores de risco para as doenças cardiovasculares) entre idosos do bairro Metropol, em Criciúma, foi detectada em pesquisa da acadêmica da 11ª fase do curso de Medicina da Unesc Liliane Folloni do Nascimento. Intitulado “Perfil epidemiológico de idosos portadores de síndrome metabólica em uma comunidade do Sul do Brasil”, o estudo envolveu 109 pessoas, entre homens e mulheres acima de 65 anos, cadastrados no posto de saúde local.

A pesquisa, que subsidiou o trabalho de conclusão de curso de Liliane, foi orientada pela professora Ana Lúcia Carmargo Fagundes. A pesquisadora verificou que a maioria é portadora de síndrome metabólica, com um maior número de mulheres (73%), de indivíduos da raça branca, de hipertensos e de diabéticos. “Pôde-se concluir que a partir de um fator de risco que o indivíduo possua, já predispõe para que acumule outros fatores, mostrando dessa forma como os componentes interligam-se entre si”, destacou.

Conforme Liliane, os dados levantados são úteis para, além de se conhecer grupos de risco, se delinear melhores formas de abordagem, tanto naqueles que já possuem fatores de risco como naqueles que ainda não possuem. “Devido à falta de consenso sobre o diagnóstico da síndrome, são necessários cada vez mais estudos sobre perfil epidemiológico, pois só assim serão encontrados grupos de risco que realmente necessitam maior atenção primária para diminuir a morbimortalidade e os gastos com internações”, destacou.


Fonte:
Assessoria de Imprensa (Zeca Virtuoso)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails