quarta-feira, 20 de maio de 2009

Descaso: Desvios de donativos no Norte de SC já foi pauta da coluna Jovem e Atual

No dia 8 de dezembro de 2008, a coluna Jovem e Atual, nos sites da Rádio Criciúma e Contato.Net, trouxe uma denúncia que ainda está em voga em Santa Catarina. Na época, recebemos a informação de que os donativos para os atingidos pela chuva no Norte do Estado, estavam sendo desviadas. Nos últimos dias, a mídia nacional trouxe à tona mais um caso, onde um empresário abriu brechós e vendia as peças doadas pelo valor de R$ 1,00 cada uma. Abaixo trecho da denúncia feita no final do ano passado.

"Um dia eu elogiei os brasileiros por sua sensibilidade em correr para os pontos de arrecadação e realizarem doações para as famílias atingidas pela chuva em Santa Catarina. Mas, hoje, já peço: não mandem mais nada para o Estado! Tem comida estragando, roupas sendo doadas para quem não precisa e muitos outros absurdos acontecendo as escuras na região que foi atingida.
A informação é de que grupos que estão trabalhando no local estão chocados com a quantidade de mantimentos e vestuário que não param de chegar das regiões. Chegaram, na última semana, quatro caminhões, escoltados pelo Exército e Polícia Federal, de roupas zeradas e que não estão mais chegando nas mãos dos que foram realmente atingidos. Isso porque eles não precisam de mais nada e agora quem está usufruindo da tragédia catarinense são pessoas quem nem de perto precisam das tais doações.
Daqui a pouco, vamos ver estas roupas sendo vendidas em lojas finas de várias regiões do Estado. São roupas com etiquetas, sapatos e bolsas de marca que estão aguçando a cobiça de gente inescrupulosa e o pior, que estão dando jeito para conseguir receber as doações dos pontos de arrecadação.
Outra informação é que milhares de litros de suco natural de manga estão sendo distribuídos para todas as equipes que estão trabalhando na região, já que o produto estava estragando nos galpões. Acredito que agora a política seja outra, que a Defesa Civil de Santa Catarina agradeça aos brasileiros e que comece a remeter este excesso para regiões que sofrem com a seca, como o Nordeste brasileiro.
E que comecem a reconstruir as casas e ruas das cidades atingidas o mais breve possível, porque, daqui à pouco, vamos receber a informação de que os recursos em dinheiro são tão grandes que tem cidadão pegando as doações pra construir shoppings para vender os produtos da enchente. Absurdo!"

Para ler mais sobre este material
clique aqui!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails