quinta-feira, 7 de maio de 2009

Cultura: Projeto "Leia e Repasse" toma as ruas de Criciúma


Leia e repasse é o nome do projeto que vai dar oportunidade de leitura para pessoas, que nem sempre podem adquirir um livro, e para aqueles que nem sempre tem tempo para se dar a esse desfrute. A Fundação Cultural de Criciúma pretende distribuir livros por toda cidade, de todos os gêneros, visando à valorização e a prática da leitura. Em parceria com a Eurobooks, Fátima Bookstore, e com doações da sociedade.

“Quanto mais livros espalhados, mais estaremos provocando a leitura”, afirma o professor Carlos Ferreira. Os livros vão ser colocados em pontos estratégicos da cidade, rodoviária, terminal, bancos, locais públicos com grande fluxo de pessoas. Todos vão poder pegar e levar para suas casas, depois devolver para o lugar, ou colocar em outro ponto para que outras pessoas tenham acesso. “O que não podemos é deixar este ciclo parar. Os livros vão viajar por toda a cidade, conscientizando e levando a leitura a todos”, explica o professor.


O livro é um registro escrito, do que existe à nossa volta (como se pode ver nos livros sobre a natureza e fotografia), do que a nossa imaginação é capaz de produzir (o que se verifica nos romances, nos policiais, nos livros de ficção), das nossas vidas como é o caso das biografias. “Nossa união com os livros, nosso amor nos motiva, e se nos faz tão bem, por que não dividir? Distribuir esse prazer, esse conhecimento que adquirimos com o apto da leitura”, finaliza Edna Gaidzinski Bastos, atual presidente da Academia Criciumense de Letras.



Por,
Liana Fernandes
Acadêmica Satc

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails