domingo, 23 de agosto de 2009

Economia: CPMF prestes a voltar com novo nome

Extinta em 2007 a CPMF pode voltar com nova aliquota e novo nome. Esquecido há meses na Câmara dos Deputados o projeto que cria a Contribuição Social da Saúde volta a pauta e vai ganhar força durante esta semana.

Governo, em especial o Ministério da Saúde, está pressionando os parlamentares para que aprovem o projeto. A justificativa é a necessidade de novos recursos para combater a Gripe A e para acatar as exigências da Emenda 29, que obriga o governo a injetar mais dinheiro para a Saúde.

A CPMF durou 12 anos, de janeiro de 1996 a dezembro de 2008. Quando deixou de existir, a alíquota era de 0,38%, cobrada a cada movimentação financeira, como transferências bancárias e saques. A nova CSS seria aplicada da mesma maneira, mas com um percentual menor, de 0,1%.

Dessa forma, um trabalhador com salário de mil reais perderia R$ 1 por mês - ou R$ 13 por ano, considerando o 13 salário - com a criação da CSS. No entanto tributaristas entendem que o custo no bolso do brasileiro seria bem maior já que o imposto implicaria em toda a cadeia produtiva elevando até mesmo o custo da cesta básica.

Assim como ocorreu na criação da CPMF a desculpa também é a saúde. Também como em 1996 há a garantia de que o dinheiro seria todo voltado para a saúde. Mas você acredita nisso? comente.



Fonte:
Sul Notícias (Anderson de Jesus)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails