quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Moda: A cinquentona mais enxuta

Artigo

Qual menina nunca sonhou em ter uma Barbie?! Não importa o estilo (Pequena Sereia, Bailarina, Malibu) essa cinquentona foi, e ainda é, o sonho de muitas garotas. A boneca, diga-se de passagem, jovem, rica, bem-sucedida e sempre antenada no mundo da moda (possíveis razões para ter se tornado o padrão invejável de beleza?), criada em 1959, estará comemorando, no dia 09 de março, os seus 50 anos. A comemoração também acontecerá na Semana da Moda de Nova Iorque, onde acontecerá um desfile inspirado no “jeito Barbie de ser”.


O padrão Barbie de beleza foi responsável pela alienação de milhares de garotas, que só almejavam o estereótipo da boneca: alta, magra, seios fartos, cinturinha definida, cabelão liso e platinado, não esquecendo claro do seu charmoso, lindo e simpático marido, o Ken! Além das bonecas, a marca Barbie é hoje uma febre mundial entre as garotinhas, indo desde os produtos para a boneca (casinha, carro, casa de praia, guarda-roupa) como também a linha infantil (cadernos, roupas, maquiagem). Outro segredo da marca é estar presente em inovações tecnológicas, como MP3, celulares, câmeras digitais.

Um “viva!” para os cinqüentas anos de estereotipação que a Barbie produziu entre garotas do mundo inteiro! E um pedido: que nos próximos cinqüenta anos, ela consiga lembrar-se que foi inspirada em uma mulher de verdade, que nem todos os dias acordam bem humoradas, que nem sempre o cabelo quer manter-se liso, e que nem todas conseguem ter um Ken ao ser lado... Infelizmente!


Por,
Bruna Borsatto Soratto
Colaboradora do Blog

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