segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Comportamento: O direito de cada um termina quando começa o direito do próximo






O ser humano se distingue dos outros animais pela capacidade de raciocínio acima dos seus instintos primitivos característica dos outros animais.  No entanto, a diferença não o torna superior aos demais apenas salienta outros aspectos através dos seus hábitos. Esta semana este BLOG denunciou a covardia de um “homo sapiens” e o tratamento abominável dado a um cão num bairro de Criciúma não é era necessário dizer uma palavra, pois a foto do pobre bicho dizia tudo.
Talvez a condição de ser pensante deva ser refletida no âmbito social tendo como princípio que a vida em sociedade deve harmônica com os integrantes do meio. Sendo assim qual motivo está leva os seres dotados de inteligência a praticarem verdadeiras atrocidades seja com animais irracionais ou os semelhantes? O número de homicídios, violência familiar, assaltos, seqüestros, violência racial, sexual é prova de que o ser humano apesar de vir dotado de capacidade lógica não está usando como deveria.

Como se tudo isso não fosse de extrema importância há o fato de que as pessoas condenam aqueles que a denunciam e algumas vezes dão mais importância à perseguição de quem relata do que o fato em si. Desta forma a liberdade de expressão vem sendo usurpada não somente no sentido bem como na prática. Todo cidadão tem direito de manifestar sua opinião, porém este direito está cada dia mais distante indivíduo sem que ele perceba.

Voltamos ao exemplo do cachorro que o blog noticiou cumprindo com o seu dever de informar. O tio do suposto agressor defendeu o sobrinho exerceu o direito de livre expressão defendendo seu sobrinho. Não estamos aqui para criticá-lo, mas o fato aconteceu e deve ser denunciado é nosso compromisso social e respeitar os direitos de todos os seres.
Fica a reflexão sobre a racionalidade dos seres humanos vale pensar que nenhuma espécie é superior a outra. É uma questão de característica e respeito a condição vital dos seres não importa qual a espécie este ele pertence.


Por,
Emanuela Silva
Jornalista e Colaboradora do Bog
Coluna Comportamento

Um comentário:

Maíra Rabassa disse...

Puxa Manú!

Cheguei a chorar! Me emocionou mesmo! Não é fácil a gente tentar fazer a coisa certa hoje em dia. A cada dia fico mais impressionada com a crueldade das pessoas e com o grau de covardia que elas têm agido. E depois de cometerem tais atos de atrocidade contra a vida, ainda julgam quem teve coragem em mostrar o assunto, como alguém que fez algo pior do que eles.

Mas, o que não posso, e jamais farei, é desistir da minha luta pelos mais fracos e que não têm força para falar. E, entre eles, estão os animais. Pois sei como é perder um bichinho de forma violenta, um não, vários. Mortos pelo sadismo de quem se diverte com o sofrimento de seres que não têm como se defender da brutalidade de quem vive impune.

Espero que seja feito justiça neste caso do animal que fora espancado, morto e jogado aos cães no Bairro de Santo Antônio em Criciúma. Espero que as Ongs de proteção aos animais, a família que era dona do cachorrinho, e as testemunha parem de se esconder com "medo" do agressor e façam valer os seus direitos de lutar pela verdade e justiça.

Matar animais domésticos é CRIME e está previsto em Lei Federal. Um caso nos EUA, onde um homem matou uma ninhada de cachorrinhos à tiros, mexeu tanto com a opinião pública que a Lei foi mudada e o tal assassino foi condenado há 6 anos de prisão, sem direito as tais fianças ou de pagar com penas alternativas (trabalhados sociais). Justiça seja feita!

Obrigada por sua manifestação isso prova que a cada dia estamos no caminho certo e que ainda existem pessoas com o mesmo sentimento de luta!

Tudo é vida: seja animal, vegetal ou humana!!!! Merece nosso respeito!!!!

Um beijo,
May

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails