domingo, 3 de abril de 2011

Educação: Professores de SC entram em estado de greve no dia 07 de abril


No próximo dia 07 de abril professores de todo o Brasil param as suas atividades em campanha por uma educação melhor no país. Em Santa Catarina, a manifestação acontecerá em Florianópolis com uma assembleia geral, onde será votada a forma de paralisação dos profissionais no estado. O SINTE de Criciúma levará para a capital catarinense a proposta do "efeito tartaruga", onde cada aula do ensino estadual passará a ser de 30 minutos.

Em Criciúma, por exemplo, o Colégio Sebastião Toledo dos Santos (STS), já está desde a última semana com o horário das aulas reduzidas. Fontes do CEDUP apontam que os professores da instituição deverão se engajar na greve branca. O estado de greve, que será decretado nesta quinta-feira, ocorrerá até o dia 28 de abril, onde será realizada uma nova assembleia pela categoria, onde poderão decretar greve do ensino público de Santa Catarina.

Os professores esperam que até o dia 28 deste mês o Governo do Estado apresente propostas concretas para inúmeras reivindicações da classe. Uma das mais importantes é sobre o piso estadual da educação que está abaixo do que o Ministério da Educação estipulou para todo o Brasil. Além disso, os problemas gerados nas folhas de pagamentos da categoria ocasionaram uma grande dor de cabeça para os educadores. Um exemplo é o caso de alguns professores contratados para 40 horas semanais e o estado pagou apenas o equivalente a 30 horas.

Nestes casos de erros nas folhas, o Governo alega "falha no sistema" na hora de gerar os documentos, e afirma que só poderá acertar todos os erros em 90 dias. Além disso, várias escolas estão com problemas na contratação de ACT´s. Existem colégios sem professores para várias disciplinas, obrigando os educadores a dar aulas para duas turmas ao mesmo tempo. A categoria também informa que muitos diretores de escolas estão desistindo dos cargos, pois se encontram isolados na solução das séries de problemas apresentados desde o início das aulas no mês de fevereiro.


Um comentário:

EReni Radeck disse...

Simplesmente é uma vergonha esses governos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails