segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cultura: Museu de Araranguá inaugura nova exposição


No mês em que Araranguá festeja o dia da Padroeira do município, Nossa Senhora Mãe dos Homens, o Museu Histórico de Araranguá inaugura sua nova exposição temática em sua homenagem com o tema: “A Freguesia: História em imagens e sons”. O púbico poderá acompanhar a nova exposição temática a partir da próxima quinta-feira, dia 29, às 19h30min. A mostra contará a trajetória de criação e desenvolvimento da Freguesia da Nossa Senhora Mãe dos Homens, que começou no dia 4 de Maio de 1848.

Através de fotos, vídeos, vestes da padroeira e documentos antigos, as pessoas conhecerão com mais detalhes a história da cidade, uma vez que o nascimento da freguesia foi importante para que, no ano de 1880 fosse criado o município de Araranguá. O local da Freguesia foi escolhido pela Câmara de Laguna, que indicou a localidade de Campinas, hoje o centro da cidade.Já a imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens chegou, em Araranguá, oito anos antes da criação da cidade, em 1872. A imagem, originaria da Bahia, segundo relatos, teria sido trazida de Laguna. O transporte foi feito por via terrestre, numa carreta.

“Essa exposição é importante, pois ela faz um resgate histórico e cultural da cidade”, comenta a Diretora de Cultura de Araranguá, Ana Regene Varela. A exposição que começará nesta quinta-feira e estará à mostra até o final de outubro, é uma realização da Administração Municipal de Araranguá através do Departamento de Cultura, juntamente com o Instituto Aiga. Esta nova exposição temática tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e a assessoria técnica do museólogo Idemar Ghizzo.

O Museu de Araranguá fica aberto para a visita de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30min às 17h30min.Adicionar imagem



Fonte:
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails