Em reunião (foto) com a ACIC, ACIT, ACIVA, CDLs, AMPE e Associação de Jovens Empreendedores, a senadora Ideli Salvatti priorizou a liberação da verba para a obra que liga o Aeroporto Regional Humberto Bortoluzzi com a BR 101. Durante o evento, que foi realizado em Criciúma, na sede da Associação Empresarial de Criciúma, a senadora ressaltou que não pretende esperar até dezembro e esta disposta, ainda na primeira semana de novembro, resolver o problema:
“Precisamos agilizar. Essa obra é fundamental para a viabilidade do Aeroporto Regional. A verba está no orçamento de 2008, empenhada, portando garantida, mas só pode ser acessada através de um convênio entre Governos Federal e Estadual. O problema é que esse convênio ainda não está assinado entre DNIT e DEINFRA, por questões burocráticas. Agora vou me envolver pessoalmente no processo para agilizar, pois já passou quase um ano.”
A mesma opinião é do deputado federal, Jorge Boeira (PT), presente no evento. “Não quero aqui fazer a disputa política. Acho que esse não é o Fórum, mas a emenda da Senadora Ideli Salvatti, foi pensada em 2007, colocada no orçamento de 2008 e já se passaram 10 meses de 2009 e corremos o risco de perder os R$ 4 milhões porque o Estado ainda não assinou convênio com a União. Mas acho que vamos dar conta desta questão e liberar a verba, mas alerto para outra. Se não assinarmos o convênio que viabiliza a Barragem do Rio do Salto vamos perder os R$ 30 milhões já garantidos. O compromisso é do Governo do Estado que precisa viabilizar a assinatura do convênio junto a União até dezembro se não vamos voltar à estaca zero no processo da Barragem.”
No quesito obras, a pista do Aeroporto já está concluída, e o Terminal de Embarque deve ser inaugurada em dezembro. Se a verba do acesso for liberada, os trabalhos iniciam-se ano que vem: 4,5 quilômetros, partindo do trevo do Sangão. Entretanto, falta a obra do Terminal de Cargas, orçada em R$ 1,7 milhão.
O deputado Boeira disse que o Terminal de Passageiro é fundamental. “Se o governo do Estado não conseguir alocar verba para essa obra, eu me comprometo e, acredito que os deputados federais Acélio e Edinho Bez, que são do sul, também o fazem com R$ 500 mil em emenda individual para o Terminal de Cargas, assim resolveria o problema de verba”, sugeriu.
Segundo a senadora, o objetivo maior é o desenvolvimento da região sul catarinense: “Nossa prioridade é trabalhar os modais e por isso o Governo Federal está trabalhando em cima de obras de Aeroportos, Rodovias, ferrovias e portos. A partir da duplicação da BR 101, pavimentação da 285, retificação Porto de Imbituba, Ferrovia litorânea e Aeroporto Regional, o sul passa a viver um novo momento”, comentou.
Por,
Bruna Soratto
Acadêmica e Colaboradora do Blog
Fonte: Assessoria de Imprensa (Sandro de Mattias)
“Precisamos agilizar. Essa obra é fundamental para a viabilidade do Aeroporto Regional. A verba está no orçamento de 2008, empenhada, portando garantida, mas só pode ser acessada através de um convênio entre Governos Federal e Estadual. O problema é que esse convênio ainda não está assinado entre DNIT e DEINFRA, por questões burocráticas. Agora vou me envolver pessoalmente no processo para agilizar, pois já passou quase um ano.”
A mesma opinião é do deputado federal, Jorge Boeira (PT), presente no evento. “Não quero aqui fazer a disputa política. Acho que esse não é o Fórum, mas a emenda da Senadora Ideli Salvatti, foi pensada em 2007, colocada no orçamento de 2008 e já se passaram 10 meses de 2009 e corremos o risco de perder os R$ 4 milhões porque o Estado ainda não assinou convênio com a União. Mas acho que vamos dar conta desta questão e liberar a verba, mas alerto para outra. Se não assinarmos o convênio que viabiliza a Barragem do Rio do Salto vamos perder os R$ 30 milhões já garantidos. O compromisso é do Governo do Estado que precisa viabilizar a assinatura do convênio junto a União até dezembro se não vamos voltar à estaca zero no processo da Barragem.”
No quesito obras, a pista do Aeroporto já está concluída, e o Terminal de Embarque deve ser inaugurada em dezembro. Se a verba do acesso for liberada, os trabalhos iniciam-se ano que vem: 4,5 quilômetros, partindo do trevo do Sangão. Entretanto, falta a obra do Terminal de Cargas, orçada em R$ 1,7 milhão.
O deputado Boeira disse que o Terminal de Passageiro é fundamental. “Se o governo do Estado não conseguir alocar verba para essa obra, eu me comprometo e, acredito que os deputados federais Acélio e Edinho Bez, que são do sul, também o fazem com R$ 500 mil em emenda individual para o Terminal de Cargas, assim resolveria o problema de verba”, sugeriu.
Segundo a senadora, o objetivo maior é o desenvolvimento da região sul catarinense: “Nossa prioridade é trabalhar os modais e por isso o Governo Federal está trabalhando em cima de obras de Aeroportos, Rodovias, ferrovias e portos. A partir da duplicação da BR 101, pavimentação da 285, retificação Porto de Imbituba, Ferrovia litorânea e Aeroporto Regional, o sul passa a viver um novo momento”, comentou.
Por,
Bruna Soratto
Acadêmica e Colaboradora do Blog
Fonte: Assessoria de Imprensa (Sandro de Mattias)
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