sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mundo: Obama é o Homem da Paz, mesmo não recebendo Dalai Lama, com medo da China


Uma notícia que pegou o mundo de surpresa: o presidente dos EUA Barack Obama ganhou o Prêmio Nobel da Paz edição 2009. Os motivos, segundo o comitê do prêmio, foram os apelos do presidente para o desarmamento nuclear e o trabalho que faz pela paz mundial. E isso tudo mesmo não recebendo Dalai Lama com medo de retaliações da China. É isso que chamamos de "Homem da Paz".

Apesar de ter sido o vencedor, Obama não recebeu o tradicional telefonema do Comitê Norueguês Nobel avisando do fato. Thorbjoern Jagland, o responsável pela ligação, justificou afirmando que “acordar um presidente no meio da noite não é algo que você deve fazer.” Além do título, ele ganhará um prêmio de dez milhões de corôas suecas, o equivalente a U$ 1,4 milhão (ou R$ 2,433 milhão), além de uma medalha e um diploma.

Apesar disso, nem tudo são flores. O porta voz dos talibãs Zabihullah Mujahid, disse que Obama não fez nada pela paz no Afeganistão e “não adotou nem uma medida sequer para isso ou para tornar o país mais estável. Condenamos a atribuição do Nobel da Paz a Obama” concluiu Mujahid.

Agora é esperar para ver as propostas de paz que o presidente fará. Vamos ver se ele cumpre uma das suas promessas eleitoreias de fechar a Cadeia de Guantanamo que joga para dentro mulçumanos e suspeitos de terrorismo como animais sem direito a recurso e com uma refeição por dia! Isso sim seria uma atitude digna de um "Prêmio Nobel da Paz". Não é Obama?


Por,
Bruna Soratto
Acadêmica e Colaboradora do Blog

Um comentário:

Unknown disse...

Não sei qual o critério para a escolha de um Prêmio Nobel da Paz, mas não acho que o presidente Obama já tenha feito em tão pouco tempo de governo, algo assim tão impressionante para merecê-lo. Talvez o prêmio tenha sido concedido em vista do que ele ainda vai cumprir em seu mandato, rsrs. Gostei de um dos comentários sobre este fato apresentado pelo Antonio Tabet em seu site kibeloco.com. "Qualquer um que afaste, de uma só vez, George Bush e Sarah Palin do poder merece um Nobel da Paz".kkkkk. Se fosse no Brasil, poderíamos pensar que talvez alguém teria comprado a vitória, que seria mais uma jogada política igual a tantas que vemos por ai. Ainda bem que a escolha não acontece em terras tupiniquins. Falando sério, espero que ele seja um merecedor deste prêmio e que daqui em diante, todas as suas ações políticas sejam pautadas na responsabilidade que este título lhe trará. Abraços.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails