Município de Içara tem que começar a ficar em alerta. Vários casos de catapora na cidade estão sendo registrados. Somente na minha região já foram diagnosticados seis casos com a doença, sendo que dois estão sendo monitorados no momento. Um é de uma criança e outro de uma adolescente de 14 anos. Segundo fontes da Secretaria de Saúde o problema teve início na localidade da Vila Nova. Não se sabe ainda os motivos e a origem dos vários casos. A Vigilância Epidemiológica do município está registrando todos os casos para analisar a possibilidade de vacinar as crianças da cidade, porém, é necessário uma avaliação detalhada, já que a vacina não é paga pelo SUS, ou seja, somente é liberada em casos de surtos. O valor da vacina é de R$ 65,00 a dose.
O que é a catapora: É uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus. Com nome científico de varicela, costuma atingir principalmente as crianças. Em geral, é benigna e costuma a incomodar principalmente pelas manchas vermelhas e pela coceira intensa.
Transmissão da doença: É muito comum em época de chuva e frio, quando as pessoas se juntam em locais fechados com maior frequencia. Crianças em fase escolar têm maiores chances de se contagiar pelo vírus. A transmissão se dá pelo ar. Se uma criança ou um adulto que nunca teve catapora entrem em contato com alguém contagiado, a contaminação é quase certa.
Sintomas: Além da coceira intensa, o contagiado pode apresentar febre baixa e dor de cabeça. É uma doença que pede repouso durante os dias depois que surgirem os primeiros sintomas. A pessoas que tiver com catapora tem que ficar isolado, pois há riscos de contaminação.
Complicações:
- Infecção bacteriana secundária: muitas vezes a criança coça os caroços com unhas sujas, que podem estar contaminadas por bactérias. Se as bolhas contiverem líquido amarelo, é sinal de infecção;
- Pneumonia: o vírus da doença pode entrar no organismo e provocar doenças mais sérias em outros órgãos, como pulmões;
- Encefalite: é uma inflamação no cérebro. Se esta complicação for detectada rapidamente, as sequelas podem ser evitadas. Mas, se o tratamento for displicente, a doença pode até matar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário