sexta-feira, 3 de abril de 2009

Cães: Passear com seu cão evita maus comportamentos


Vou contar um segredo: cachorro gosta mesmo é de ser cachorro. E eles correm, cavam, roem, eles têm muita energia pra gastar e precisam fazer isso de alguma maneira. Essa é a natureza do cão. Caso você identifique algum desses comportamentos e queira corrigi-los comece pelo básico: passeando.

É isso aí, uma boa caminhada resolve parte de maus comportamentos caninos, pois esgota a energia acumulada que vai gerar a indisciplina. O animal ainda vai sentir-se bem e aumentar a cumplicidade com você e, os demais integrantes da família, que encararem a missão. O passeio também é um grande desafio para identificar a liderança da matilha, mas sobre liderança eu falo outro dia!

No começo não vai ser fácil, o exterior da casa ou apartamento oferece uma infinidade de cheiros que o cão desconhece. É importante que ele seja apresentado a isso, mesmo que para você o passeio seja mais cansativo. Dê saídas curtas pra iniciar a atividade. O ideal é fazer caminhadas desde filhote, assim você também consegue controlar melhor o animal, seja qual for o porte.

Mas não esqueça, só tire o animal de casa com uma guia de qualidade que vai segurar seu cão e dê preferência a um colar (coleira) tipo corrente, o chamado enforcador. Aliás já rende outra nota pra acabar com o mito dessa peça fundamental.

Além disso, caminhar vai ser muito útil pra acabar com o sedentarismo e as gorduras localizadas, de ambos. Mexam-se!


Por,
Paula Leitão
Jornalista e Colaboradora do Blog

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails